A Amazon e o fundador do OnlyFans fizeram ofertas de última hora para comprar a TikTok. A gigante do comércio eletrónico apresentou, segundo informações não confirmadas oficialmente, uma proposta de compra ao vice-presidente JD Vance e ao Secretário do Comércio Howard Lutnick. A Amazon terá interesse em explorar a TikTok Shop, mas a proposta, segundo o New York Times não recolhe aceitação por parte da Administração Trump.
O prazo final para a TikTok vender ou ser suspensa novamente está marcado para 5 de abril, 75 dias depois de Donald Trump ter estendido o último prazo. Há rumores de que Trump se prepare para alargar novamente o prazo, uma vez que o alargamento anterior lhe pareceu conferir alguns pontos junto do eleitorado jovem, por ter permitido manter a rede social em funcionamento. Agora, no entanto, com os mercados a ‘corrigir-se’ e as tarifas impopulares de Trump a serem implementadas, o presidente precisa de mais pontos positivos e salvar o TikTok pode precisamente dar-lhe isso. A China, por sua vez, não cedeu quase nada na sua posição e parece preferir enfrentar a suspensão a perder o controlo. Trump e a sua equipa estão a equacionar permitir que a ByteDance mantenha o controlo do algoritmo do TikTok, indiscutivelmente a ‘peça’ mais preciosa desta equação. Neste cenário, e com uma venda, a empresa americana operaria a plataforma e ‘alugaria’ o algoritmo à ByteDance.
Nesta altura, nenhuma das propostas de compra pela TikTok parece ser consensualmente aceite. Entre as ofertas está a Oracle, o nome mais citado (já desde 2020), Kevin O’Leary (que terá já juntado 20 mil milhões de dólares para a compra juntamente com o dono dos Los Angeles Dodgers Frank McCourt), o popular MrBeast (que se juntou ao CEO da Roblox e afirma ter muito mais que 20 mil milhões para o negócio), Elon Musk (que já desmentiu ter interesse, mas pode ser uma surpreendente aquisição, possível especialmente se tivermos em conta a proximidade com Trump), Perplexity (a empresa de IA quer fundir-se com o TikTok e ter assim acesso a dados e informação para os seus modelos, oferecendo participações aos atuais investidores da plataforma), a BlackStone (que se juntou a vários investidores dos EUA para a compra), a Microsoft (que já tem os olhos postos no TikTok há algum tempo e fez parte de um grupo que fez uma oferta de compra em 2020), a já referida Amazon e também Tim Stokely, o fundador do OnlyFans, que está em parceria com a Fundação Hbar e tem uma plataforma chamada Zoop que liga criadores a audiências.