A Nintendo considera que as contas de utilizador vão ser essenciais para assegurar uma boa transição para a consola que se vai seguir à Nintendo Switch. O diretor executivo da empresa, Shuntaro Furukawa, afirmou que a empresa espera uma transição suave quando for lançado um novo sistema de jogo.
A afirmação de Furukawa surgiu em resposta a uma pergunta durante a 83ª reunião anual de investidores da Nintendo, que queria saber se havia medidas específicas pensadas para tornar a transição para a sucessora da Switch um sucesso. O executivo reconheceu que, no passado, as transições entre consolas foram difíceis, com a empresa a ter de reconstruir a relação com os jogadores de cada vez que mudavam de plataforma.
“Relativamente à transição para a próxima geração de consolas, anteriormente, o hardware era o único meio de ligação aos clientes e tínhamos de reconstruir a nossa relação com eles de cada vez que introduzíamos um novo hardware. Contudo, com a Nintendo Switch, somos capazes de ter uma ligação direta com os nossos clientes através das contas Nintendo”, lê-se na transição da reunião disponibilizada pela Nintendo.
Apesar de dar a entender que a tecnológica já está, neste momento, a pensar numa futura consola, o CEO escusou-se a fazer muitos comentários sobre a sucessora da Switch. “A nossa empresa tem constantemente várias discussões relativamente às especificações do hardware futuro. Contudo, não podemos, nesta altura, fazer comentários específicos sobre o hardware futuro”.
Com as Nintendo Accounts, mais de 290 milhões já criadas são multiplataforma e podem ser usadas em jogos e em apps móveis, a empresa pretende que os jogadores possam levar o seu histórico, progressos e proezas entre diferentes plataformas.
A Nintendo tenta assim encurtar distância também na experiência online para outras empresas de videojogos, quando marcas como Sony e Microsoft já oferecem gravações de progressos na cloud e transições rápidas entre diferentes consolas há algum tempo.