Fundada em 2016, a NÄZ é uma marca de roupa slow fashion, que se tem destacado pela aposta na sustentabilidade – mesmo a sério. Como quem diz: apostando na transparência e no rigor de todo o seu processo produtivo, desde o início.
A empresa, que nasceu da cabeça de Cristiana Costa quando ainda era estudante de Design de Moda, começou por utilizar sobras dos têxteis das fábricas nacionais. Uma forma de reduzir significativamente as emissões de carbono e de combater o desperdício. Os modelos eram desenhados e costurados pela fundadora da empresa, que dois anos depois recebia uma distinção na iniciativa Terre de Femmes, da Fundação Yves Rocher, que apoia mulheres com projetos a favor do ambiente. Corria o ano de 2018 e Cristiana Costa tinha 23 anos.
Quatro anos depois, a empresária garantiu a certificação B Corp para a NÄZ, um selo que pouco mais de 30 empresas em Portugal ostentam, segundo os dados disponíveis no B Lab Europe. Esta é uma certificação atribuída a empresas que concretizam o compromisso de ter o ambiente e a sociedade como prioridades na forma como gerem os seus negócios. “Pioneira na indústria têxtil portuguesa, a NÄZ junta-se a uma comunidade global de mais de 4.000 empresas espalhadas por mais de 70 países e 150 indústrias diferentes, tendo todas em comum o lema “To use business as a force – a force for good””, refere em comunicado enviado à EXAME.
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Hoje, a NÄZ não só aproveita excedentes têxteis, como pode também criar alguns, sempre com os seus parceiros nacionais, e revelando todo o processo desde a escolha até à confeção para o consumidor. Aposta ainda na reciclagem de lã de fábricas da Covilhã, para outro tipo de produções.
Recentemente, a marca anunciou que começou também a produzir scrunchies, para aproveitar os restos de tecido das suas coleções próprias – só lança duas por ano, e cada uma com pouco mais de uma dezena de peças. Vendidos em packs de três, parte dos lucros das vendas deste acessório de cabelo reverte para Organizações Não Governamentais.
“As empresas com certificação B Corp são mundialmente reconhecidas pelo seu grau de responsabilidade e transparência social e ambiental. Temos muito orgulho em ver o nosso esforço de produção local e de reduzido impacto ambiental refletido nesta certificação”, diz Cristiana Costa no mesmo documento.
“Obtivemos um excelente resultado na nossa primeira certificação e já estamos a melhorar a rastreabilidade dos nossos materiais de forma a assegurar que também eles vêm de fontes social e ambientalmente responsáveis”, continua a responsável, recordando que a certificação B Corp é revista a cada triénio, e que só é renovada se a organização garantir uma classificação igual ou superior à anterior. “Sendo a indústria do vestuário uma das mais poluentes do planeta estamos a fazer a nossa parte, trabalhando na circularidade das nossas próximas peças para que no fim do seu uso sejam 100% recicláveis”.
A NÄZ é, também, uma das empresas nacionais com melhor classificação na Good On You, uma plataforma que monitoriza, agrega e divulga os dados de atividade das empresas de moda em redor do mundo, usando critérios de sustentabilidade para as avaliar.