“Entrei em 2016 para a realização da minha tese de mestrado “Cloud IaaS in Portugal — A Go To Market Study”. Fui integrado na equipa de pré-venda de Data Center, que tinha a responsabilidade de propor as soluções de Cloud IaaS. Por estar a fazer a tese de mestrado, a minha formação era diferente da dos estagiários e assentava em investigação com base em artigos, documentação e no estudo dos trabalhos já efetuados nesta área.” Quem conta a sua história é Nuno Bajanca, que entrou na Warpcom para desenvolver a tese de mestrado e hoje é Business Unit Manager de Data Center & Cloud. É um dos responsáveis pela reformulação de estágios da Warpcom, iniciativa que foi renovada no passado mês de setembro, com a admissão de 10 estagiários, representando um investimento de cerca de 200 mil euros da tecnológica de referência no mercado ibérico.
Formação técnica e comportamental
Com uma combinação de formação técnica e comportamental, desafios práticos e projetos colaborativos, o programa oferece uma experiência diversificada aos participantes, com o objetivo de os preparar para o mercado de trabalho, particularmente desafiante no setor tecnológico. “Depois de concluir a minha tese e ingressar oficialmente na Warpcom, a formação técnica dividia-se em sessões presenciais com a duração de um dia sobre um produto ou tecnologia e formações técnicas mais abrangentes e prolongadas em formato de e-learning”, conta Nuno Bajanca, que hoje em dia é orientador de estágios na empresa. “Em 2023 e 2024, fizemos um esforço para que os vários estagiários que recebemos nas áreas técnicas tivessem a possibilidade de ver o seu esforço na formação técnica refletido num diploma. A maioria concluiu o estágio com uma certificação. Para os ‘Warp Trainees‘ estamos a adicionar a formação comportamental, que até agora era sobretudo informal e baseada em mentoria”.
Gestor, mentor e buddy
Através de atividades que estimulam a liderança e a inteligência emocional, o programa tem como objetivo fortalecer a confiança e as habilidades interpessoais dos estagiários, permitindo que cresçam tanto profissional como pessoalmente.
A duração é de seis meses, durante os quais podem fazer rotações em diversas áreas e atividades, desenhadas para maximizar a sua aprendizagem, experiência prática e integração corporativa. Inclui também um sistema de mentoria que assegura o acompanhamento próximo, com o objetivo de maximizar o seu desenvolvimento, alinhando-os com a cultura e valores da empresa.
Assim, cada estagiário tem três figuras de referência: o gestor, que desempenha um papel essencial no acompanhamento geral, inteirando-se do progresso e avaliando o seu desempenho; o mentor, que fornece orientação técnica específica e acompanha de forma mais próxima o progresso ao longo do estágio; e o buddy, que apoia a inclusão social e cultural na empresa, facilitando o relacionamento com as diferentes equipas.
Tome nota
A equipa de Recursos Humanos coordena todo o processo de estágio, gerindo o feedback e garantindo que o programa corresponde às expectativas de todos os envolvidos
Inúmeras oportunidades
A abordagem abrangente do programa inclui uma primeira fase de integração, em que os estagiários são apresentados à cultura, valores e estrutura da empresa. A formação técnica é ajustada às áreas de rotação específicas, com treino em ferramentas e tecnologias relevantes. Paralelamente, participam em formações comportamentais, desenvolvendo competências em comunicação, feedback, proatividade e autonomia, organização e gestão de tempo, literacia financeira e gestão de carreira.
O programa também inclui um desafio tecnológico, uma atividade prática que visa desenvolver o pensamento crítico e a resolução de problemas técnicos; bem como um projeto multidisciplinar, que envolve trabalho colaborativo entre estagiários para resolver desafios empresariais reais. Perante todas estas possibilidades, fica o conselho de Nuno Bajanca: “Aproveitem os meses de estágio para aprenderem ao máximo e conhecerem as várias áreas da empresa. Depois o ritmo do trabalho muda e não há o mesmo tipo de oportunidades para experimentarem realidades diferentes e provarem o vosso valor.”
Na primeira pessoa
Nuno Bajanca, Business Unit Manager de Data Center & Cloud, fala sobre a cultura e valores empresariais da Warpcom
+ Proximidade e confiança
“A empresa foi fundada nos anos ‘80, e muitos colaboradores estão connosco há bastante tempo, o que faz com que, apesar de já sermos mais de 150, todos nos conheçamos. Os próprios clientes, em grande parte, conhecem-nos há muitos anos e sentem o impacto positivo que este tipo de cultura tem no compromisso com que entregamos os nossos serviços.”
+ Inovação e excelência
“A competitividade do mercado criou uma cultura de inovação, porque pretendemos destacar-nos na liderança da evolução tecnológica, e a exigência dos clientes fomentou o valor da excelência. Um dos projetos que desenvolvi foi a criação de inquéritos de satisfação por projeto, para complementar outros que já fazíamos com periodicidade anual. Tive o apoio total da equipa que ia ser avaliada porque sabiam que essa ferramenta os ia ajudar a melhorar.”
+ Valorização dos colaboradores
“Sempre que alguém se desafia para progredir, seja através da realização de uma formação muito exigente, ou para mudar o percurso que tem feito até ao momento, a empresa aposta nessa pessoa. Eu sempre senti isso e tem sido o valor que destaco no inquérito interno que a empresa realiza anualmente.”
CONTEÚDO PATROCINADO POR WARPCOM