Atchim. Mau… O que é isto? Não pode ser uma constipação… Afinal, ainda há 15 dias estava na praia. ATCHIM. Ó diabo… Será que apanhei frio na esplanada? Quem me mandou deixar o casaco no carro? ATCHIM. Olha, e agora dói-me a garganta… E a cabeça… Será febre? Não pode! Será?… Bonito serviço.
É todos os anos a mesma coisa. Chega o Outono, com as suas manhãs e fins de tarde mais frescos, ventanias súbitas e chuviscos inesperados, e nós, ainda agarrados de unhas e dentes às últimas raspas de Verão, resistimos a atualizar o guarda-roupa ou a meter um chapéu-de-chuva no saco. Um dia chegam os espirros, a dor de garganta ou aquela inconfundível sensação de arrepios no corpo e cabeça quente, e ainda assim resistimos. Doentes?! Nós?! Nunca! Verdadeiras torres de saúde, nós!
Ora, tempo gasto a combater as evidências é tempo desperdiçado. O melhor a fazer é socorrer-se de um Oscillococcinum. E se a febre o faz duvidar da sua capacidade de memorização, chame-lhe “Oscillo” – o seu farmacêutico saberá de que é que está a falar.
Oscillococcinum, dos laboratórios Boiron, é um medicamento homeopático, feito com anas barbariae hepatis et cordis extractum 200K, utilizado no alívio de estados gripais e dos sintomas decorrentes: febre, dores de cabeça, arrepios, dores musculares e outros. O Oscillococcinum está disponível em embalagens com 6 ou 30 recipientes unidose com 1g de glóbulos. Isto quer dizer que pode andar sempre com uma unidose na carteira para ter a certeza que combate os estados gripais logo ao primeiro sintoma. Para tomar a unidose basta abrir o pequeno recipiente, colocar o seu conteúdo debaixo da língua e deixar dissolver. Portanto, nem o facto de não ter água consigo será um problema. Não se esqueça, porém, que é importante manter-se sempre hidratado, principalmente se estiver a combater um estado gripal.
Para além da comodidade e facilidade da toma, outro dos benefícios de Oscillococcinum é que não provoca sonolência e pode ser tomado por pessoas de todas as idades, crianças, idosos e gestantes incluídas. No caso de crianças até aos seis anos é recomendável que os glóbulos sejam dissolvidos num pouco de água por oposição a colocar debaixo da língua.
Outra coisa relevante a ter em conta é que o Oscillococcinum pode ser usado não apenas no tratamento, mas também na prevenção da gripe. Ora, no que toca à prevenção, deverá tomar uma dose por semana durante o período de exposição à gripe. Já perante a presença da doença e dos seus sintomas, no estado inicial, deve tomar uma dose de imediato e repetir duas a três vezes com seis horas de intervalo. Por outro lado, se estiver perante um estado gripal declarado, tome uma dose de manhã e à noite durante um a três dias. Caso, ao fim de três dias, haja agravamento ou persistência dos sintomas, deverá consultar o seu médico.
O Oscillococcinum não é sujeito a receita médica e não é comparticipado.