Muitas destas novas terapias são dirigidas a alvos moleculares específicos, normalmente em oncogenes, isto é, genes relacionados com o aparecimento e crescimento de tumores. Atualmente, existem mais de 100 terapias dirigidas disponíveis e, por todo o mundo, estão a decorrer mais de 4000 ensaios clínicos associados a um biomarcador molecular. Com o número de biomarcadores a aumentar, é fundamental encontrar formas de maximizar a capacidade de adequar os regimes de tratamento mais eficazes no tratamento das patologias dos doentes.
À medida que a farmacologia focada na genómica começa a desempenhar um papel cada vez mais relevante no tratamento do cancro, a Sequenciação de Nova Geração está a emergir como um método valioso na obtenção de uma visão mais detalhada e precisa dos fundamentos moleculares individuais de cada tumor. Com as chamadas “terapias dirigidas” a serem cada vez mais utilizadas em oncologia, os diagnósticos orientados por Sequenciação de Nova Geração são vistos como os ideais para a seleção do tratamento mais adequado para cada doente, e, consequentemente, para a melhoria do prognóstico de recuperação desses doentes.
Comparada com os métodos tradicionais, a Sequenciação de Nova Geração oferece vantagens na precisão, sensibilidade e velocidade de obtenção de resultados, cujo valor se tem tornado evidente na abordagem ao diagnóstico e à terapêutica oncológica. Na medida em que a Sequenciação de Nova Geração possibilita a avaliação de vários genes em simultâneo num único ensaio, elimina-se a necessidade de realizar vários testes para identificar as variantes clinicamente acionáveis para cada tumor. Esta abordagem multigénica diminui o tempo de resposta, proporcionando ao mesmo tempo uma solução economicamente mais vantajosa e reduzindo o risco de esgotar as preciosas amostras clínicas.
Oncologia mas também Covid
Esta tecnologia inovadora permitiu-nos também fazer a vigilância da COVID-19 através da deteção e identificação de variantes SARS-CoV-2, e assume um papel crucial no futuro do diagnóstico clínico de muitas outras patologias, como sejam, por exemplo, as doenças raras.
Na Quilaban procuramos, há mais de 40 anos, contribuir para o desenvolvimento do diagnóstico em Portugal, combinando o capital de experiência e de conhecimento acumulados com a inovação e a eficiência das soluções que disponibilizamos aos nossos clientes.
Posicionamo-nos como um parceiro de referência na área do diagnóstico e as nossas pessoas trabalham em proximidade com doentes, profissionais de saúde e administrações hospitalares para honrar diariamente o nosso propósito de cuidar da saúde e bem-estar de pessoas como nós. Acreditamos que o futuro do diagnóstico do cancro passa pelo recurso à Sequenciação de Nova Geração e estamos comprometidos com esta mudança, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que sofrem com esta doença.