“Tenho tanto medo de falhar que já nem tento”, “acordar de manhã é cada vez mais difícil” ou “falhei em tudo o que nunca imaginei falhar”. Estas são algumas das frases que deram origem às obras de arte criadas por artistas como os arquitetos Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto Moura ou os artistas plásticos Julião Sarmento, Pedro Cabrita Reis ou Sofia Areal.
Os autores destas mensagens de desalento são as pessoas acompanhadas pela Encontrar+se, uma IPSS fundada há dez anos no Porto que tem como missão promover a saúde mental e contribuir para a reabilitação psicossocial de pessoas com doença mental grave.
Para garantir o apoio psicológico gratuito prestado a dezenas de utentes, a associação resolveu organizar um leilão solidário, que conta com o apoio de vários artistas.
O guitarrista dos Xutos & Pontapés, Zé Pedro, enquanto padrinho do Movimento UPA – Unidos para Ajudar, Levanta-te contra o Estigma e a Discriminação das Doenças Mentais, subscreveu o convite endereçado aos artistas que doaram obras inéditas para o leilão.
A cargo da galeria e leiloeira P55, que se associou à iniciativa pro-bono, o leilão realiza-se nos Paços do Concelho, no Porto, na quinta-feira, dia 16 de junho, às 21h, mas também será possível licitar online através da plataforma da P55.
A artista Joana Vasconcelos, embaixadora do projeto, apoia a iniciativa através da Fundação com o seu nome e também contribuiu com uma obra inédita.
As obras criadas no âmbito da iniciativa Frases Para Quem vão estar expostas nos Paços do Concelho, no Porto, até 29 de julho. Quanto Tempo Falta é o nome desta exposição com entrada gratuita.