“É o sol do meio dia, um escaldão todos os dias, uma pele envelhecida na praia ou na piscina. Eu sei que és branquela e que queres o teu bronzinho. Joni, para com as balelas, bota mas é o creminho!”. É desta forma que a banda portuguesa D.A.M.A. pretende alertar para os perigos da exposição ao sol. O tema (Lagostim), “o jovem que não tem noção dos riscos”, é o resultado do desafio lançado aos músicos para criarem uma música sobre prevenção solar que vai ajudar a divulgar o concurso nacional Hora do Sol Saudável.
Pelo terceiro ano consecutivo, esta iniciativa volta a propor aos alunos do 1º ciclo, do ensino público e privado, a realização de um vídeo com o mesmo objetivo: inspirar os portugueses a alterarem comportamentos no verão.
Em Portugal, são anualmente diagnosticados 10 mil novos casos de cancro de pele, que muitas vezes têm origem em maus hábitos de exposição solar. A nível mundial, 70% dos melanomas podiam ser evitados, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
“A pele tem memória e, segundo a OMS, os primeiros anos de vida até aos 18 anos são decisivos, pois é nesta idade que o sol tem maior impacto na saúde”, explica Margarida Condado, diretora de Marketing da Garnier Ambre Solaire. A marca associou-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) há 16 anos e, por cada embalagem de protetor solar vendida, dez cêntimos revertem para a instituição. O objetivo é angariar 100 mil euros.
Vítor Veloso, presidente da LPCC, acrescenta que pretendem “informar e sensibilizar a população” e que tentam “envolver, cada vez mais, os mais novos, para que as gerações futuras cresçam com hábitos saudáveis”.
Os mais novos podem envolver-se no projeto até ao dia 16 de maio, data em terminam as inscrições. Basta fazerem o upload do vídeo que querem levar a votação no site da campanha e habilitam-se a prémios entre os €500 e €2500, um tablet para a turma e bilhetes para assistir a um concerto dos D.A.M.A.
Além da LPCC e da Garnier, a iniciativa também conta com o apoio do Ministério da Educação.