Sabia que, por ano, surgem 350 novos casos de cancro infantil em Portugal? À procura de sensibilizar a sociedade para essa realidade, a Fundação Rui Osório de Castro e a Associação Acreditar criaram a “Semana Dourada”, uma iniciativa que será realizada de norte a sul até sábado, dia 20.
A semana começa hoje, dia 15, com o seminário “Sobrevivi. E agora?”, no IPO do Porto. Serão abordados temas como o acompanhamento do paciente após a cura, como aprender a viver com as marcas e sequelas da luta contra o cancro e o regresso à normalidade.
A iniciativa termina na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, no sábado, dia 20, com o seminário “Viver Desafiando a Doença”, que convida ao debate sobre as várias etapas que um doente enfrenta enquanto luta pela vida. Após o seminário, será entregue um prémio especial: a atribuição de 15 mil euros a um projeto de incentivo e promoção de melhores cuidados às crianças que padecem desta doença, numa parceria da Fundação Rui Osório de Castro com o banco Millennium BCP.
A participação nos seminários é gratuita, mas é necessária inscrição prévia.
Também para assinalar o Dia Internacional da Criança com Cancro as plataformas digitais de música Spotify e iTunes, em parceria com a organização Childhood Cancer International, vão lançar a canção “We Are One”, interpretada por crianças e jovens de vários países do mundo que passaram ou estão a passar pela doença.
A canção será ouvida nos cinco hospitais oncológicos de Portugal – dias 15 e 16 no IPO de Lisboa, dia 17 no Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal, dia 18 no Hospital Pediátrico de Coimbra e dia 19 no IPO do Porto e no Hospital de São João.
Para assinalar a “Semana Dourada” serão, ainda, distribuídos por todo o país laços dourados, símbolo da sensibilização para o cancro infantil.