A maioria tem mais de 70 anos e uma vida ativa, com passeios, festas ou aulas de música. E se na meninice estes eram acontecimentos que ficavam guardados na memória, agora podem ser partilhados com toda a gente nas redes sociais. É isso mesmo que fazem cerca de quarenta idosos do Centro Social e Paroquial de S. Romão de Carvalhosa, Marco de Canaveses.
Familiares e amigos ficam a par de todas as atividades destes “avós” através da página de Facebook do Centro Social. Quando chega o momento de tirar a fotografia do dia para colocar na rede, o entusiasmo é grande, contou à Lusa Pedro Pinto, técnico da instituição.
A ideia de criar um perfil surgiu há dois anos, altura em que a instituição começou a partilhar fotografias das suas atividades na internet.
Claro que no início muitos idosos resistiam a tirar a fotografia e não percebiam muito bem qual a sua finalidade, mas à medida que foram percebendo o impacto de aparecerem no Facebook, sobretudo para os seus familiares, a resistência desapareceu.
“A diversão é uma constante e os nossos idosos querem ser fotografados e sabem que, a seguir, embora sem perceberem como, os familiares vão ver as fotografias no Facebook”, contou o técnico.
A página do Centro Social tem mais de 3 800 seguidores, muitos são familiares dos utentes.
Os aniversários dos utentes são sempre momentos especiais, não faltando um álbum fotográfico: “Parabéns D. Prazeres Magalhães pelo seu 71.º aniversário. Muitas Felicidades e muita Saúde”, pode ler-se no mural.
Os idosos vão acompanhando os comentários e aproveitam, muitas vezes. para contactarem com a família e matarem algumas saudades.