“Achar querido não chega” é o nome provocador da campanha lançada pelo Banco do Bebé, em parceria com os CTT. A primeira edição realizou-se no ano passado, para fazer frente ao aumento dos pedidos de ajuda que iam chegando à associação.
Este ano, a realidade não se alterou. Continuam a aumentar os pedidos urgentes de ajuda de famílias com recém-nascidos. No primeiro semestre deste ano, as famílias apoiadas aumentaram 5% e o número de cabazes distribuídos subiu 26%.
Mantas, fraldas, roupinhas, alcofas, produtos de higiene, mobiliário, alimentos, cadeirinhas de transporte e, até, medicamentos, são alguns dos bens que podem ser doados ao Banco do Bebé. Os CTT facilitam o envio gratuito dos bens, oferecendo Embalagens Solidárias e os portes de envio.
A apresentadora Bárbara Guimarães é o rosto da campanha, pelo segundo ano consecutivo,
No ano passado, a associação ajudou mais de 2 mil bebés e respondeu a cerca de 4 mil pedidos de bens materiais. No âmbito do seu projeto de apoio domiciliário, foram apoiados 63 bebés.
Há mais de 20 anos que o Banco do Bebé acompanha recém-nascidos da Maternidade Alfredo da Costa. Em 2012, passou a apoiar, também, a unidade de neonatologia do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e os serviços sociais do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures.