Até domingo, 12 de maio, os voluntários da Assistência Médica Internacional (AMI) estão na rua para apelarem à solidariedade dos portugueses.
A campanha é lançada poucos dias depois de o Presidente da associação, Fernando Nobre, ter anunciado que, face ao aumento dos pedidos de ajuda, e à diminuição dos donativos, a organização viu-se obrigada a recorrer às reservas financeiras.
O aumento sem precedentes das solicitações que chegam diariamente à AMI levaram a organização a lançar, pela primeira vez, dois peditórios ao longo do ano.
Além da habitual campanha de outubro, realiza-se um peditório até domingo, dia 12.
Também é possível ajudar a associação através de donativos online, que podem ser feitos no site https://loja.ami.org.pt/produtos/donativos/.
No primeiro trimestre deste ano, os pedidos de ajuda subiram 14,5%, comparativamente com o mesmo período do ano passado. Mais de 8500 pessoas recorreram à associação neste período.
A maior parte dos pedidos estão relacionados com a falta de alojamento ou com dificuldades em pagar o crédito à habitação.
Em 2012, a AMI apoiou quase 16 mil pessoas, o que representa um aumento de 107% em relação a 2008.
A associação alerta que a campanha é uma ação de rua, e não de porta à porta. Os voluntários vão abordar as pessoas em locais públicos e estarão devidamente identificados.