Para ajudar à divulgação e apoio do projeto Re-Food 4 Good, os voluntários e amigos da associação que se dedica a distribuir os excedentes dos restaurantes pelas famílias carenciadas da freguesia de Nossa Senhora de Fátima, em Lisboa, vão organizar, no dia 17, uma festa que aproveita para celebrar o primeiro aniversário da instituição solidária.
Foi no dia 9 de março de 2011 que tudo começou, na freguesia piloto do centro da capital. Primeiro era um projeto de uma só pessoa, mas rapidamente surgiram vários voluntários (já são 100) que se organizaram para distribuírem de imediato as sobras das refeições dos restaurantes e pastelarias aderentes. Sempre a pedalar numa bicicleta.
A ideia, porém, havia começado a desenhar-se ainda em 2010, na cabeça do norte-americano Hunter Halder. “Temos muito interesse em que o projeto chegue ao Porto, Coimbra, Vila Real de Santo António, Cascais, Oeiras e Berlim (Alemanha). O nosso objetivo é espalhar o Re-Food o máximo possível”, referiu recentemente Halder.
A iniciativa está em fase de expansão. Em setembro, um prémio de 25 mil euros – Youth Volunteer Prize – entregue pelo Montepio, deu muito ânimo à equipa que começou logo a pensar em novas intervenções. O próximo passo será dado no sentido da freguesia do Lumiar (Lisboa) e há já vários voluntários a oferecerem-se para outras zonas do País, como Braga ou Porto, através da página da associação no Facebook.
Mas ao longo do primeiro ano nem tudo foi fácil. Em finais de janeiro, a Re-Food viu-se obrigada a comunicar aos seus amigos uma triste notícia. “Temos boas e más notícias”, lia-se no Facebook. “Primeiro as más: a bicicleta da Re-Food (na foto) foi roubada. Sentiremos a falta da bicicleta, mas a boa notícia é que iremos continuar a trabalhar como sempre (quem estiver interessado em doar bicicletas, por favor, entre em contacto)”.
Na mesma altura, a associação pedia ainda computadores, frigoríficos, embalagens para comida e uma impressora. E, claro, voluntários. As “inscrições” estão sempre abertas. Basta enviar um e-mail com nome, número de telefone e disponibilidade para voluntario@re-food.org.