A prática regular de exercício físico traz benefícios aos humanos, mas também aos animais. E existe uma variedade de práticas desportivas que contribuem para a saúde canina e ajudam a prevenir problemas graves naquele que é considerado “o melhor amigo do homem”.
“O desporto ajuda a prevenir problemas de saúde como a obesidade, doenças cardiovasculares e complicações articulares. Além disso, estimula-os mentalmente, reduzindo o stress, a ansiedade e o tédio e reforçando a sua ligação com os humanos”, explicou Raquel Muro, Médica Veterinária afeta à Tiendanimal, uma empresa especialista em produtos para animais de estimação. Deste modo, para assinar o Dia Mundial do Cão, celebrado esta segunda-feira, dia 26 de agosto, conheça algumas atividades físicas que pode praticar com o seu animal de estimação:
Canicross
Uma prática perfeita para cães com muita energia, esta é uma forma de corrida em que o cão e o dono correm juntos, lado a lado, numa linha de tração. “É sempre aconselhável fazê-lo durante as horas mais frescas do dia, ou seja, de manhã cedo ou ao fim da tarde”, explicou Raquel Muro. Entre os benefícios deste exercício estão as melhoras na resistência e coordenação.
Caminhadas
Fazer caminhadas com o seu cão fortalece os músculos e melhora a saúde cardiovascular de ambos e é uma oportunidade para passarem mais tempo em contacto com a natureza. “Também é importante fazê-lo ao pôr do sol, caso contrário corre-se o risco de insolação, o que deve ser evitado em qualquer situação”, referiu a especialista.
Natação ou surf
Pode não parecer o desporto mais prático para fazer com o seu cão, mas a verdade é que muitos cães adoram a água e a natação. Por ser um exercício de baixo impacto é ideal para cães mais velhos ou com problemas nas articulações.
Agility
Esta prática desportiva melhora a agilidade e a obediência do animal e reforça, também, a ligação entre o cão e o seu humano. Consiste em guiar o cão através de uma pista de obstáculos no menor tempo possível.
Frisbee (disco voador)
Frisbee é um jogo simples e passível de ser praticado em qualquer sítio – como parques ou praias que permitam animais. Também conhecido como disco voador é uma ótima forma de gastar energia do animal e melhorar a sua velocidade e reflexos.
Recomendações
Durante a prática desportiva, especialmente ao ar livre – será sempre importante verificar que – tanto o animal como o seu companheiro humano – se encontrem devidamente hidratados e protegidos com a proteção solar adequada. “(…) para garantir a segurança e o bem-estar do animal, devem ser tidos em consideração os seguintes fatores: em primeiro lugar, devemos garantir que o animal tem acesso constante a água fresca e está sempre bem hidratado. Em segundo lugar, evitar as horas mais quentes do dia, realizando as atividades ao amanhecer ou ao anoitecer. Além disso, estas devem ser sempre realizadas sob supervisão humana para evitar acidentes ou esforço excessivo. Finalmente, considere a utilização de protetor solar para cães de pele clara e verifique regularmente as suas almofadas para evitar queimaduras”, concluiu a especialista.