Não há dúvidas de que é o melhor futebolista português de todos os tempos e um dos melhores do mundo de sempre. Poucos como ele chegaram tão longe e conquistaram tanto. Os números falam por si. Com 870 golos em jogos oficiais, o melhor marcador do futebol mundial parece não ter limites e continua imparável, apesar de ir a caminho dos 39 anos, que completará a 5 de fevereiro do próximo ano. Será com essa idade que Cristiano Ronaldo acrescentará, a não ser que sofra algum infortúnio, mais um recorde à sua longa lista de marcas históricas. O Campeonato da Europa de futebol de 2024, que se realiza na Alemanha, será a sexta fase final consecutiva em que o avançado português marcará presença. Depois de, em 2021, o madeirense já se ter tornado o único futebolista a jogar cinco Europeus, com mais jogos (25) e golos (14) em fases finais da competição continental, o Euro2024 representa a oportunidade de o avançado do Al-Nassr encerrar este capítulo da carreira (ninguém acredita que possa ainda jogar em 2028, com 43 anos…) em beleza. Até porque esta será a ocasião em que Portugal participará num Campeonato da Europa de futebol com mais condições para acreditar na conquista do título.
Euro 2024
Alemanha
(14 de junho a 14 de julho)
Grupo F
Turquia
Vencedor playoff C*
Portugal
República Checa
*Vencedor do playoff entre os vencedores do Geórgia-Luxemburgo e do Grécia- Cazaquistão, que será determinado em jogos a realizar entre os dias 21 e 26 de março de 2024
Jogos de Portugal na primeira fase
18 de junho, Leipzig: Portugal-República Checa
22 de junho, Dortmund: Turquia-Portugal
26 de junho, Gelsenkirchen: vencedor do playoff C – Portugal
Calendário da prova:
Fase de grupos: 14 a 26 de junho
Oitavos-de-final: 29 de junho a 2 de julho
Quartos-de-final: 5 e 6 de julho
Meias-finais: 9 e 10 de julho
Final: 14 de julho
Desde o início do século que a Seleção Nacional tem sido capaz de se apresentar de forma competente, nas grandes competições internacionais e, mormente, nas provas do Velho Continente. Com sucessivas gerações de grandes talentos a dar cartas nos grandes clubes e campeonatos europeus, desde 1996 que a equipa das quinas não falha uma fase final de um Europeu, e nelas todas foi além da fase de grupos. Em 2016, foi campeã; em 2004, chegou à final; em 2000 e 2012, ficou nas meias-finais; em 1996 e 2008, foi afastada nos quartos-de-final e, em 2021, não foi além dos oitavos. São resultados consistentes, reveladores de uma Seleção competente e merecedora do estatuto de candidata. Mas, nesta edição de 2024, ela surgirá como talvez nunca na história recente, com condições para se assumir como uma das grandes favoritas à conquista do título.