A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou um laboratório para a produção de cocaína na freguesia de Gondomar, Guimarães. A investigação – a cargo do Departamento de Investigação Criminal (DIAP) de Braga, no âmbito de inquérito crime titulado pelo DIAP de Vila Nova de Famalicão –, identificou um laboratório “de dimensões consideráveis” numa “residência”, situado num local “rural e isolado”, utilizado para proceder “ao processo de transformação de pasta de coca em produto final ilícito, apto ao consumo humano”. Na operação, foram detidos quatro indivíduos estrangeiros.
Em comunicado, a PJ indica que o laboratório pertencia a uma “rede internacional”, controlada por “indivíduos estrangeiros, de pelo menos duas nacionalidades distintas”, que terão chegado a território nacional “há alguns meses”. “[Os indivíduos] procederam ao arrendamento de uma habitação, onde vieram a colocar diverso material composto por ácidos, químicos, artefactos, ventiladores, prensas, decantadores, etc., os quais utilizaram para procederem ao processo de transformação”, acrescenta a mesma nota.
A PJ concluiu que “correios” de droga faziam chegar ao laboratório, a um ritmo “quase diário”, pasta de coca proveniente da América do Sul. As autoridades portuguesas acreditam que as instalações tinham capacidade para produzir “mais de uma centena de quilogramas de cocaína por semana”.
No local, foi apreendido pasta de coca e cocaína “suficientes para cerca de 250 mil doses individuais”. Foram ainda encontradas “armas de fogo e munições, uma viatura, mais de €17 mil e moeda estrangeira”, confirma a PJ.
Os quatro detidos estão indiciados pelos crimes de tráfico de estupefacientes agravado, associação criminosa, branqueamento de capitais, detenção de arma proibida e, eventualmente (necessitando de matéria probatória a consolidar), poluição com perigo comum. Presentes no tribunal de Vila Nova de Famalicão, ficaram em prisão preventiva.
Notícia corrigida, às 23h30, do dia 13.1.2023, com a informação sobre a localização exata do laboratório, situado na freguesia de Gondomar, município de Guimarães, distrito de Braga.