A Marinha e a Polícia Federal brasileiras fizeram a maior apreensão de droga já realizada no litoral daquele país sul-americano, depois de intercetarem uma embarcação que seguia em direção a Cabo Verde. As 3,6 toneladas de cocaína tinham como destino final Portugal, segundo apurou a Band Jornalismo, junto de fonte da investigação.
O navio tinha saído do porto de Itajaí, em Santa Catarina, no início desta semana, e seguia viagem em direção ao continente africano, após uma paragem no estado de Pernambuco. As autoridades travaram a embarcação, na passada terça-feira, no âmbito da operação “Ágata Nordeste”, quando esta já navegava a uma distância de 33 quilómetros de Recife.
Os cinco tripulantes – todos de nacionalidade brasileira – foram detidos em flagrante, e estão agora acusados por tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico. Arriscam uma pena que pode chegar até aos 35 anos de prisão. A droga apreendida poderia render, aproximadamente, €19 milhões no mercado, de acordo com as contas feitas (e anunciadas) pela Polícia Federal brasileira.