O Coliseu dos Recreios recebeu este domingo, dia 1, mais uma edição da gala dos Globos de Ouro. Uma cerimónia organizada pela SIC com o apoio da revista Caras que distingue que se destacou no passado nas áreas do Cinema, do Teatro, da Música, da Moda, do Entretenimento, do Humor e da Ficção. Além disso, a noite ficou marcada pelas muitas homenagens, recebidas com ovações de pé.
Os vencedores
Na categoria de Cinema, Beatriz Batarda conquistou o galardão de “Melhor Atriz” pelo trabalho em “Great Yarmouth Provisional Figures”. Já o prémio de Melhor Ator foi para Albano Jerónimo por “Rastos do Vento” enquanto “Alma Viva”, de Cristèle Alves Meira, recebeu a distinção de Melhor Filme.
César Mourão é a Personalidade do Ano na área de Entretenimento, enquanto Joana Marques recebeu a mesma distinção na área do Digital, Ricardo Araújo Pereira no Humor e Dino Alves na Moda.
Na Ficção, Sara Matos recebeu o prémio de “Melhor Atriz” pelo seu desempenho em “Sangue Oculto” e José Condessa o de Melhor Ator por “O Crime do Padre Amaro”. “Cuba Libre” foi distinguido com o globo de Melhor Projeto.
Rita Durão é a vencedora do prémio de Melhor Atriz na categoria Teatro pela peça “Pentesileia”. Por outro lado, Ivo Alexandre recebeu o de Melhor Ator por “O Misantropo”. A comissão de notáveis considerou “A Praia” de João Reis, a Melhor Peça.
No campo musical, o grupo Quatro e Meia recebeu o prémio de Melhor Música pelo tema “Na Escola” e a Melhor Intérprete foi A Garota Não. Os Da Weasel foram distinguidos com o globo de Melhor Atuação pelo concerto dado no NOS Alive.
O Prémio Revelação, o único que conta com o voto do público, foi entregue a Madalena Aragão e Lucas Dutra, casal que este ano venceu o prémio de Melhor Argumento na segunda edição da competição TikTok Short do Festival de Cannes com a curta-metragem “(Nós) Na Cabeça”.
Os homenageados
Tal como é tradição, a comissão de notáveis dos Globos de Ouro entregou nesta edição um galardão a uma personalidade que se destaca pelo trabalho feito ao longo da vida. Desta vez o Globo de Ouro de Mérito e Excelência foi entregue a Filipe La Féria pela carreira dedicada ao teatro e à cultura. Durante o discurso de agradecimento, o encenador destacou o apoio do público, elogiou o empenho dos atores e lamentou a dificuldade de se fazer teatro em Portugal. Emocionou-se quando mencionou a filha, Catarina, e deixou uma mensagem direta a Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa: “Carlos Moedas, não deixe mais destruir teatros em Lisboa. Por favor! Por favor!”.
Todavia, Filipe La Féria não foi o único a ser surpreendido com uma homenagem ao longo da gala. É que durante a emissão também houve um espaço que destacou Ruy de Carvalho. O ator de 96 anos, que continua em funções, foi apresentado por Rodrigo Guedes de Carvalho. “Uma referência para todas as gerações. Um homem que desafia o tempo, que se vestiu de mil e uma pessoas e se tornou único. Ator desde o princípio. Ator sem fim”, salientou o jornalista. O público aplaudiu o veterano enquanto este, emocionado, subia ao palco para ouvir elogios de João Reis, Rui Mendes, Carolina Loureiro, Margarida Marinho, Simone de Oliveira e José Raposo. Verdadeiramente comovido, Ruy de Carvalho quis deixar uma mensagem, que serve como lição para todos. “Não pensem naquilo que é certo, pensem só na vida. Vivam a vida intensamente. Façam como eu: não se esqueçam que vivem! A vida é curta para uns e comprida para outros, mas vivam a vida com intensidade”.
Outro homenageado da noite foi João Catarré. A homenagem aconteceu durante a apresentação do Globo de Ouro para Melhor Ator de Cinema, com Sara Matos e Mariana Monteiro a pedirem um aplauso ao ator e amigo, que está a lutar contra doença oncológica.
Cerimónia no Dia Mundial da Música
Como dia 1 de outubro foi Dia Mundial da Música, a gala dos Globos de Ouro ficou marcada por atuações tanto nacionais como internacionais. O britânico James Arthur apresentou dois temas ao longo da noite. Contudo foi o regresso dos portugueses Taxi e do projeto Amália Hoje que mais fizeram vibrar o público presente no Coliseu de Lisboa.