Espanha, França e no Reino Unido estão já a testar novos sistemas de radares térmicos. Mas o que são estes novos aparelhos? Esta novidade tecnológica vem monitorizar pormenores a que até agora as autoridades não conseguiam ter acesso. Como o nome indica, os radares térmicos vão conseguir, em tempo real, denunciar o número de passageiros que estão dentro de um veiculo através da temperatura, uma tecnologia que também funciona com carros com vidros escurecidos.
Além do número de pessoas, estes radares indicam o posicionamento dentro do veículo e também outras informações relacionadas com a temperatura que possam ser relevantes. Com este sistema é ainda possível distinguir se quem está no carro é um adulto, uma criança ou um animal.
Ainda não existem informações sobre como, onde e quando é que estes radares vão chegar a Portugal.
O aparecimento dos radares nos países que já aderiram têm como objetivo sancionar quem viaja erradamente nas faixas especificas para transportes públicos.
Segundo o site Auto+, já se estuda e analisa como o número de ocupantes poder influenciar o preço de uma portagem, por exemplo, ou facilitar o acesso a vias de “Car Pooling”, a partilha o mesmo automóvel para se deslocar. “Neste caso, se forem detetadas, por exemplo, quatro pessoas a bordo, o algoritmo será capaz de gerar essa informação e fazer com que o sistema se ajuste em conformidade, adaptando o tal preço da portagem”, lê-se.