Apresentando-se como adequado tanto à criança em idade escolar como idoso que pode estar a iniciar um quadro demencial, “Um Cérebro à Prova de Cansaço” propõe um programa de sete semanas para
estimular a cognição, preservando e potenciando as nossas capacidades mentais.
A VISÃO pré-publicou parte do segundo capítulo da obra da psicóloga Sandra de Carvalho Martins e 10 exercícios, selecionados dos 200 que compõem o plano:
O NOSSO CÉREBRO: FUNCIONAMENTO E CARACTERÍSTICAS
Se há um órgão do corpo humanos que nos poderia definir, ele é sem dúvida o cérebro. Repare, o cérebro humano é o responsável por todas as funções e processos relacionados com o pensamento, intuição,
imaginação, ação, escrita, emoção, consciência, entre tantos outros. O cérebro é o principal órgão do sistema nervoso, o qual dispõe de células especializadas, os neurónios. Ligados por mais de dez mil conexões sinápticas, o ser humano possui cerca de 86 mil milhões de
neurónios, os quais, ao contrário das outras células do corpo humano, existem desde o seu nascimento até à sua morte (…)
Apesar de os neurónios serem as células cerebrais mais famosas, aquelas que temos em maior quantidade são as células gliais. Temos cerca de 50 células gliais por cada neurónio funcional da rede. São estas células que formam uma barreira que protege os neurónios, transportam nutrientes, defendem o cérebro de infeções, reciclam os neurotransmissores utilizados e eliminam as células mortas.
Quando surge uma nova sensação ou informação, esta desencadeia no cérebro um fluxo de atividade através de uma rede de neurónios. Cada neurónio “acende-se”, transmite um impulso a outros neurónios e transmite, de volta, um sinal aos neurónios que o alertaram. Quando o sinal inicial já se extinguiu, os neurónios que se ativaram juntos reforçam as suas ligações. Posteriormente, quando a mesma sensação surgir, os neurónios serão capazes de uma reação mais rápida, seguindo o mesmo modelo. Neste caso, o “caminho” estará cada vez mais visível e fácil de utilizar. Pelo contrário, no caso da sensação não se repetir, as ligações enfraquecem-se porque os “caminhos” não voltaram a ser percorridos. Tendo por base estas informações, o cérebro reorganiza-se sistematicamente, reforçando sinapses quando ocorreu a repetição de uma ação ou sensação, produzindo novas sinapses ou eliminando aquelas que já não têm utilidade.
Um aspeto central do funcionamento cerebral é este: só sobrevivem os neurónios que são convenientemente estimulados e estabelecem ligações com outras células; os que não são utilizados morrem. A irreversibilidade da deterioração das habilidades cognitivas associada ao envelhecimento relaciona-se, essencialmente, com a falta de exercício dessas habilidades.
Assim, compreende-se que se associe ao cérebro a ideia de “usá-lo ou perdê-lo”. Realmente, os circuitos do cérebro que não têm atividade tendem a perder-se, pelo que se recomenda o uso das estrutura cognitivas através da realização de atividades exigentes, não só com a finalidade de estimular a mente como também de preservar o seu funcionamento. Por outras palavras, o nosso cérebro desativa as áreas que, não lhe dando uso, avaliou como desnecessárias.
10 EXERCÍCIOS
Criatividade
1 – Descubra os animais que podem ser obtidos pela substituição de apenas uma letra da palavra inicial. Veja o exemplo.
Capacidades Visiospaciais
2 – Complete a sequência, selecionando a alternativa que substitui o ponto de interrogação.
3 – Escolha a opção que completa a sequência
Atenção
4 – Identifique a única figura que é igual à da primeira coluna.
Linguagem
5 – Começando com uma das palavras dos quadros, altere uma letra a cada linha, de forma a chegar à outra palavra.
6 – Descubra as palavras da coluna do meio, atendendo a que começam da mesma forma que a palavra anterior e acabam da mesma forma que a palavra seguinte. Veja o exemplo na primeira linha:
Raciocínio lógico
7 – Os seguintes enigmas envolvem algo muito simples: o tempo expresso em dias ou em meses! Mas será assim tão simples? Tente resolvê-los!
8 – Descubra o número-enigma, composto por três algarismos, atendendo ao seguinte:
Raciocínio numérico
9 – Ao desenho da flor corresponde um número e ao desenho do coração corresponde outro número. Descubra quais são estes números e coloque-os nos respetivos espaços
10 – Responda à questão levantada pelo seguinte problema:
No supermercado, a D. Natércia protesta por ninguém lhe dar a vez. “Já não há cavalheiros como antigamente”, reclama em voz alta. Está na 7.ª posição e o Sr. Álvaro na antepenúltima. Atendendo a que os homens estão em posições seguidas e as mulheres também, e sendo ¼ da fila composta por mulheres, quantas pessoas há na fila?