Lavar a roupa a 25ºC durante um ciclo curto de 30 minutos é mais ecológico e liberta menos microfibras na água. Afinal, há muito tempo que os consumidores são aconselhados pelos fabricantes de detergentes e pelas organizações ambientais a baixar a temperatura das lavagens para os 30ºC. Cair para os 25ºC é apenas um pequeno ajuste, mas há uma preocupação: será que baixar temperatura e selecionar um ciclo demasiado curto é suficiente para deixar as roupas completamente limpas?
Lucy Cotton, principal autora do estudo, explicou que 25ºC é geralmente a temperatura da água quando esta entra no tambor da máquina de lavar – temperatura natural, sem refrigeração. A pesquisa analisou apenas a libertação de corantes e microfibras de uma grande variedade de roupas. No entanto, durante os testes, as roupas não estavam sujas. Foram apenas medidas a quantidade de microfibras e corantes derramados para a água. “Não estávamos a testar a limpeza”, disse a investigadora. E aponta que essa é uma missão para os fabricantes de detergentes – adaptar a eficácia dos seus produtos a este tipo de lavagens.
Recentemente, a Proctor & Gamble analisou a eficácia de um dos seus detergentes de limpeza (Ariel Gel) relativamente à remoção de nódoas em lavagens a 20ºC. Os resultados foram bastante animadores: durante os testes, apenas a mancha de azeite não foi completamente removida. Este será o próximo grande desafio para os fabricantes de detergentes para as máquinas de lavar.
Em 2013, a iniciativa Ecodesign da União Europeia baixou para 20ºC a temperatura mínima das lavagens, aplicando esta medida a todos os novos modelos de máquinas de lavar. De acordo com a Energy Savings Trust, uma organização britânica que promove a eficiência energética, lavar as roupas a 20ºC em vez de 40ºC poupa em média 66% da energia usada por cada lavagem (e 40% nas lavagens a 30ºC). Por isso, vale a pena tentar. Lembre-se, no entanto, de selecionar um ciclo curto e de evitar as lavagens delicadas porque estes programas precisam de mais água do que os ciclos médios.