O aumento da produtividade, a melhoria do rendimento e o aumento da capacidade de aprendizagem e da memória são apenas alguns dos benefícios da sesta.
No entanto, nem todas as horas são boas para o fazer. Segundo o The Sleep Council – uma organização britânica que dedicada ao sono – a hora ideal vai das 13h00 às 15h00 e a razão prende-se com o nosso ritmo circadiano (o período de um dia que engloba todas as atividades do ciclo biológico dos seres vivos) que sofre uma quebra por volta das 15 horas provocando uma sonolência. O ideal é dormir cerca de 20 minutos – mais do que isso implica o risco de um sono profundo que pode levar a dificuldades em dormir à noite e à inércia do sono (estado de sonolência e desorientação que acontece quando acordamos de forma abrupta de um sono profundo).
Um estudo realizado em janeiro pela cadeia de lojas de mobiliário Conforama concluiu que 71% dos portugueses dormem menos de sete horas diárias sendo que 32% admitiu dormir duas a três horas por dia. O número de horas de sono aconselhável varia consoante a idade mas o ideal é dormir oito horas diárias.