Aplicar eyeliner (delineador de olhos) ou lápis muito próximo da linha das pestanas ou na linha de água dos olhos pode causar problemas de visão e infeções oculares, como a conjuntivite. O alerta é da equipa de Alison Ng que publicou um estudo na revista Eye and Contact Lens Science and Clinical Practice.
Os investigadores da Universidade de Waterloo, Canadá, recorreram a gravações de vídeo para observar e comparar a quantidade de partículas de eyeliner (ou lápis) que migraram para o filme lacrimal – a membrana transparente e fina protetora do olho. em análise esteve também o tempo que demorou esse processo depois da sua aplicação em diferentes locais os olhos das voluntárias: rente às pestanas, na pálpebra superior ou inferior e na linha de água do olho.
“Percebemos que a migração de resíduos de maquilhagem foi mais rápida e aconteceu em maior quantidade quando o delineador foi aplicado na linha de água do olho ou próximo da linha das pestanas inferior”, afirmou a Dra. Ng, da Escola de Optometria e Ciências da Visão da Faculdade de Ciências de Waterloo, no estado do Ontário.
Duas das qualidades de quem procura um bom delineador são a durabilidade e a aderência. A maioria das fãs do traço preto quer que ele dure (se possível de manhã à noite) e aguente bem os piscares de olhos, o suor e a secreção natural de óleos que ocorrem ao longo do dia. Ceras, óleos, silicones e gomas naturais são ingredientes que compõem o eyeliner (e o lápis para olhos) e que ajudam a que se mantenha tal e qual, depois de aplicado. E são precisamente as ceras e os pigmentos que se “colam” às lentes de contacto que reduzem a qualidade da visão e, potencialmente, podem mesmo causar visão turva. O risco é maior para quem usa este tipo de maquilhagem diariamente, pois a acumulação de resíduos nas lentes de contacto pode provocar irritações nos olhos, avisam os especialistas.
Este é o primeiro estudo que confirma que estes produtos de maquilhagem passam com muita facilidade (e rapidamente) para o olho. O que quer dizer que lápis ou eyeliner eventualmente contaminados com bactérias podem provocar infecções oculares. (A propósito, é melhor evitar utilizar nos olhos os testers destes produtos disponíveis nas lojas de cosméticos.)
Para prevenir problemas graves, Alison Ng aconselha que “afiar o lápis antes de cada aplicação pode ajudar a prevenir a infecção”. Se prefere o eyeliner líquido, evitar a contaminação em aplicações posteriores já é mais díficil. O melhor é substituir o produto com frequência. E igualmente importante é remover totalmente a maquilhagem dos olhos antes de dormir.