Gerard e Katie Bessette são um casal norte-americano que usa uma impressora 3D especial para criar modelos de recém nascidos, usando as imagens do feto recolhidas em ecografias. O objetivo da empresa de ambos é permitir que os pais tenham a oportunidade de registar a aparência do seu filho ainda na barriga da mãe.
“Imagine poder segurar o seu filho antes de este ter nascido”, alicia o casal no seu website. “Na Bebés 3D criamos um adorável boneco com as características faciais e posição do corpo do seu bebé”, acrescentam os criadores desta inovação que usa a nova moda de impressões em três dimensões, que se estende às mais variadas vertentes de mercado.
A empresa, da Califórnia, chamada “Bebés 3D”, reproduz os moldes em resina e acredita que o bebé artificial pode servir como “uma recordação da gravidez” ou uma forma de partilhar com a família e amigos “a excitação que antecede o nascimento”.
Três opções são disponibilizadas para a impressão destes bebés: existe um tamanho mini (5 centímetros), um médio (10 centímetros) e um à escala real (20 centímetros), com preços que variam entre os 147 e os 443 euros. O género da criança pode aparecer ou não no molde, dependendo da decisão dos pais. O tom de pele é também opcional, entre as variáveis “claro, médio ou escuro”.
A companhia reserva ainda um espaço para os bebés das celebridades. Um modelo da filha de Kim Kardashian e Kanye West está à venda por 184 euros no site.
O par espera esta estranha forma de contactar com o feto em desenvolvimento na barriga da mãe seja adotada por muitos casais. Mas a companhia precisa de fundos para comprar uma nova impressora, tendo ainda um longo caminho a percorrer até atingir os cerca de 11 mil euros necessários, que solicitam na sua página de ‘crowdfunding‘.