Os candidatos a Presidente dos EUA são, em regra, as estrelas das noites eleitorais americanas. No entanto, os jornalistas dos canais norte-americanos também desempenham um papel essencial ao acompanhar o processo eleitoral, enquanto milhões de pessoas por todo o mundo seguem ansiosas os avanços e recuos de cada candidato.
Entre estes jornalistas, destaca-se o pivot da cadeia televisiva MSNBC Steve Kornacki, que cobriu de forma exaustiva as eleições ao longo da noite de terça para quarta-feira. O jornalista americano causou furor – não só pela sua análise do mapa de cada Estado dos EUA e dos seus Condados, mas por fazê-lo durante mais de 16 horas seguidas.
Kornacki foi apelidado de “Rei do Quadro” – uma referência às suas análises do quadro eleitoral ao longo da noite, com desenhos no mapa interativo atrás de si:
16 horas sem descanso
Kornacki começou a sua cobertura das eleições na NBC às 6 da tarde. Às 3 da manhã, ainda estava no ar, depois de já ter anunciado os votos de Estados como a Florida e o Ohio. Ao meio dia de quarta-feira, ainda estava ao lado do seu mapa, a analisar os votos que estavam a cair nos Estados do Michigan e Wisconsin – sempre com a mesma energia.
De acordo com um porta-voz do canal, o pivot já não dormia desde a emissão do programa “Morning Joe” de terça-feira – um programa que começou às 6 da manhã. Ninguém sabe ao certo há quanto tempo Kornacki não dormia – mas já lá iam mais de 30 horas sem pregar olho, garantidamente.
Foi apenas por volta do meio dia de quarta-feira que Kornacki foi obrigado a fazer o seu primeiro intervalo – 16 horas depois de ter começado a cobertura das eleições. Foi substituído por Ali Velshi, que descansou a audiência: “ele já está num quarto com uma almofada, cobertores e leite quente.” A revista New York anunciava que “Steve Kornacki foi finalmente obrigado a fazer uma pausa.”
Depois de terminar o programa – mas antes de dormir a sua sesta – o pivot deixou uma mensagem no Twitter, onde agradeceu todo o apoio nas redes sociais: