A Presidente da Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira que a União Europeia propôs “tarifas zero” para bens industriais nas trocas comerciais com os Estados Unidos. “Este é um ponto de viragem importante para os Estados Unidos, mas estamos prontos a negociar e, por isso, propusemos tarifas zero para os bens industriais, como fizemos com sucesso com muitos outros parceiros comerciais, porque a Europa está sempre pronta para um bom acordo – e mantemo-lo em cima da mesa”, disse Ursula von der Leyen numa declaração à imprensa em Bruxelas.
A presidente do executivo comunitário salientou, no entanto, que a UE está “preparada para responder através de contramedidas e defender os interesses” dos Estados-membros e referiu que “todos os instrumentos estão em cima da mesa”. “A Europa está preparada para negociar com os EUA. Propusemos tarifas zero-por-zero sobre bens industriais. Porque estamos sempre prontos para um bom negócio. Mas estamos também preparados para responder com medidas retaliatórias. E protegermo-nos contra os efeitos indiretos do desvio do comércio”, escreveu, mais tarde, numa publicação nas redes sociais.
O anúncio foi feito após uma reunião entre Von der Leyen e Jonas Gahr Støre, primeiro-ministro da Noruega, em que foram abordados os efeitos das novas taxas norte-americanos para a UE e a economia mundial.
Von der Leyen anunciou ainda a criação de um novo grupo de trabalho que visa monitorizar o impacto direto das taxas norte-americanas de forma a desenvolver uma “base de dados necessária para as medidas políticas” a serem adotadas.