“Eu apelo a este parlamento para fazerem leis que apoiem a consolidação da paz, estabilidade e segurança do vosso país, para que possam apoiar a paz e estabilidade da Zâmbia, da SADC [Comunidade de Desenvolvimento da África Austral] e do mundo”, disse Hakainda Hichilema.
Com um discurso essencialmente virado para a cooperação económica, que abordou também questões de estabilidade e paz na região, o Presidente da Zâmbia, Hakainda Hichilema, discursou hoje numa sessão plenária solene na Assembleia Nacional, agendada no âmbito da visita oficial, de 72 horas, que realiza a Angola até quinta-feira.
Segundo o Presidente zambiano, a responsabilidade dos deputados é grande, pelo que devem exercitar esta responsabilidade de forma pública.
“Façam leis que possam apoiar a existência coletiva, façam leis, emendem leis, como têm visto no nosso país, nós estamos a emendar leis. Este ano de 2023 nós chamamos de abertura de todas as leis que afetam o desenvolvimento do nosso país”, salientou.
Hakainda Hichilema sublinhou que esteve na oposição antes de assumir a Presidência da Zâmbia e sabe a importância de se trabalhar em conjunto depois das eleições para a prestação de serviço para bem da população.
“As eleições surgem e depois disso as pessoas vão fazer a escolha e os escolhidos devem trabalhar para servirem as populações. Eu sei porque fiquei na oposição durante muito tempo e consigo reconhecer a obrigação que vocês têm para o povo de Angola e da nossa região em África”, disse.
“Por favor, façam leis que possam apoiar o desejo de podermos investir em conjunto, vezes há em que os parlamentos podem criar bloqueios sobre as visões dos nossos povos, mas nós confiamos em vocês e nós confiamos no parlamento da Zâmbia, vamos trabalhar em conjunto, conversem, construam relações, laços, aprendam uns dos outros, corrijam-se, acho que esta é a forma que devíamos seguir”, acrescentou.
Por sua vez, a presidente da Assembleia Nacional de Angola, Carolina Cerqueira, manifestou o desejo de fortalecimento das relações de cooperação entre os parlamentos angolano e zambiano com vista à troca de experiências e boas práticas na busca das melhores soluções para resolver os problemas dos povos e países.
“O parlamento angolano está disponível para trabalhar na definição de uma nova estratégia de reforço da cooperação interparlamentar com o parlamento da Zâmbia, no quadro da diplomacia parlamentar, comprometendo-se em proporcionar todas as condições para ainda no decorrer do presente ano criarmos o grupo de amizade Angola-Zâmbia a nível dos nossos parlamentos”, referiu Carolina Cerqueira.
NME // JH