“As pequenas cidades do continente também são um sonho”, começa por escrever a jornalista da CNN Julia Buckley, antes de fazer uma lista daquelas que são as cidades europeias mais bonitas, com uma “arquitetura bonita” e “grande parte da cultura” que é conhecida nesse país, “mas com menos multidões”, descreve.
Portugal é um dos países que está incluído na seleção da CNN, e aparece logo em segundo lugar, depois de Giethoorn, nos Países Baixos. Guimarães, a primeira capital do País, como descreve a jornalista, foi uma das cidades escolhidas para o top das mais bonitas da Europa.
“É crucial para a história de Portugal – foi nomeada a primeira capital do País no século XII e o seu núcleo medieval permanece praticamente intacto”, lê-se. O artigo menciona ainda a famosa torta de Guimarães, cuja receita original foi criada pela Casa Costinhas, uma conhecida confeitaria da cidade, com recheio de doce de chila, ovos e amêndoa, referindo, contudo, que “como em todo o país, as padarias locais fazem um excelente pastel de nata”.
Além das duas primeiras, a CNN escolheu mais 13 vilas, cidades ou comunas por toda a Europa: Roscoff, em França; Anghiari, na Toscana, Itália; Náuplia, na Grécia; Mostar, na Bósnia e Herzegovina; Mazara del Vallo, na Sicília, Itália; Clovelly, na Inglaterra; Dinkelsbühl, na Baviera, Alemanha; a ilha Korčula, na Croácia; Kenmare, na irlanda; Piran, na Eslovénia; Reine, na Noruega; Regencós, em Espanha; e Tarnów, na Polónia.
Guimarães, que foi Capital Europeia da Cultura em 2012 e do Desporto em 2013, já tinha sido eleita, em 2011, pelo New York Times como um dos 41 locais a visitar. A Citânia de Briteiros, classificada como monumento nacional e considerada, desde 1910, um dos monumentos nacionais mais importantes da cultura castreja, também fica nesta cidade.
Esta cidade também recebeu o primeiro teleférico do País, que faz agora, em cerca de 10 minutos, os 1700 metros da viagem que separa a cidade da Montanha da Penha, a uma altitude de 400 metros. Já as Nicolinas, assim denominadas em honra a S. Nicolau, são as festividades dos estudantes que movem milhares de pessoas todos os anos, sendo esta celebração uma das mais marcantes e vividas em Guimarães.