O projecto The Tokyo Toilet desafiou 16 artistas a criar casas de banho públicas que fossem além da sua função principal.
Esta iniciativa pretende mostrar que estes espaços de utilização pública não são necessariamente escuros e sujos e que qualquer cidadão pode utilizá-los sem ter medo de ter uma má experiência.
“O Japão é conhecido por ser um dos países mais limpos do mundo. Até as casas de banho públicas têm um nível mais alto de higiene do que na maior parte do Planeta. No entanto, o uso destes estabelecimentos é limitado no Japão devido aos estereótipos que os acompanham.”
As instalações no Mini Parque Yoyogi Fukamachi e no parque Haru-No-Ogawa, obras assinadas pelo arquiteto Shigeru Ban, são as que mais têm causado mais furor.
Quando desocupadas, as casas de banho são transparentes, mas assim que a porta é trancada, os vidros tornam-se opacos, tornando o espaço totalmente privado.
As suas tonalidades amarelas, avermelhadas, roxas, azuis e verdes permitem que estas casas de banho se produzam um espetáculo de luz que traz brilho às noites de Shibuya.
Neste momento só 5 do total das 17 casas de banho do projeto é que se encontram finalizadas, sendo que a próxima vai ser aberta ao público no dia 31 de agosto deste ano. As restantes instalações estarão prontas em 2021.