“Quem quer ser a primeira mulher a ir à lua?”. Não, a pergunta não saiu do argumento de um filme de ficção científica. O japonês Yusaku Maezawa, 44 anos, tem dinheiro suficiente para uma viagem a dois daqui até à lua, mas não tem companhia – depois da separação, recente, da sua namorada. Só que não se conforma com a sua nova condição de solteiro, daí que pôs mãos à obra. Como quem diz, lançou um apelo online, qualquer coisa como, “homem procura companheira”, acompanhado de mais uns quantos detalhes.
Trata-se de encontrar alguém que queira ser sua parceira para a vida e não hesite em acompanhá-lo na primeira viagem turística da Space X, essa mesmo, a empresa fundada pelo empreendedor Elon Musk, até à Lua, em 2023. E, confessou o próprio Maezawa, é algo que não se sai da cabeça.
“À medida que sentimentos de solidão e vazio começam a surgir lentamente, há uma coisa em que penso – e é em continuar a amar uma mulher. Quero encontrar uma ‘parceira de vida’ e celebrar o nosso amor no espaço”.
Nascido em 1975, trata-se de um empresário japonês que se tornou absolutamente milionário desde que lançou o site de moda online Zozotown, o maior no Japão, em 2004. Em maio de 2017, a Forbes estimou que o seu património era algo da ordem dos 3,6 mil milhões de euros, a 14º pessoa mais rica do seu país. A 17 de setembro de 2018, a Space X confirmaria que Maezawa seria o primeiro passageiro comercial a visitar a lua no Big Falcon Rocket, o veículo espacial da Space X agora conhecido como Starship.
Para o acompanhar, o também colecionador de arte japonês tenciona também levar seis a oito artistas com ele e inspirá-los a criar uma nova arte. Um projeto que ele já chamou de “Querida Lua”.
“O que eu quero fazer é mostrar às pessoas da Terra o quão bonito é o nosso planeta. Ao levar artistas para o espaço, eles vão poder transmitir essa beleza ao mundo”, disse, anteriormente, à CNN.
Para pôr em prática a sua intenção, o japonês pôs tudo às claras no seu site – e as condições são as seguintes: mulheres solteiras, com 20 ou mais anos, uma personalidade “brilhante e sempre positiva”, com interesse em” ir ao espaço” e que “desejem a paz mundial”. O prazo para as inscrições é 17 de janeiro, a decisão deverá ser anunciada pelo próprio no final de março.
As candidatas devem ainda especificar a sua altura (Maezawa tem 1,70), trabalho, hobbies e outras habilidades especiais, o que pensam da proposta e uma foto, claro. Depois, há ainda outro detalhe: o matchmaking de personalidades será alvo de um documentário chamado Full Moon Lovers, a ser exibido no serviço de streaming AbemaTV.
Que excêntrico, há de estar o leitor a pensar a esta hora – e ainda nem sequer sabe tudo. Falamos exatamente da mesma pessoa que, na véspera de Ano Novo, anunciou no YouTube que ia doar mais de 8 milhões de euros a mais de mil dos seus seguidores no Twitter só para ver se isso os tornava mais felizes – e para ganharem, só tinham de retweetar o post original antes da meia noite de 7 de janeiro.
E, recorde-se ainda, é também o mesmo milionário que tinha organizado outro concurso do género em janeiro de 2019, quando distribuíra 800 mil euros a 100 dos seus seguidores. Claro que aquele foi o tweet mais partilhado no Twitter de todos tempos! E agora, ainda estão aí? Quem quiser candidatar-se só tem de clicar aqui….e boa sorte!