As chamas começaram de noite e apanharam a maioria dos hóspedes a dormir. Alguns conseguiriam escapar partindo as janelas dos quartos e saltando para a rua e cerca de 35 foram resgatados pelos bombeiros. No entanto, 17 pessoas morreram – a maioria, segundo as autoridades devido à inalação de fumo – incluindo uma mulher e uma criança que saltaram do quinto andar para escapar à fúria das chamas.
O Arpit Palace Hotel fica na parte ocidental de Nova Deli, capital da Índia, mais concretamente na zona de Karol Bagh, conhecida pela imensidão de lojas e hotéis baratos que atraem muitos turistas. Com 65 quartos e cinco pisos, o hotel está na mira das autoridades por falta de licenciamento. O ministro do Desenvolvimento Urbano referiu que este parece ser “um caso de negligência” das autoridades por falhas em fazer cumprir as leis. O quinto piso, onde havia uma cozinha e uma sala de refeições, segundo o ministro, viola a lei que limita a construção a quatro andares.
O fogo terá começado devido a um curto-circuito, embora a causa ainda não esteja definitivamente apurada, e espalhou-se rapidamente pelos quatro andares do edifício, apenas escapando o piso térreo.
Depois de extinto, o comissário da polícia local notou que “iriam proceder à inspeção da estrutura do prédio, indo a cada um dos quartos” para ver se estava tudo em condições.