Joyce Beatty surpreendeu tudo e todos quando apareceu em palco para fazer o seu discurso na Convenção do Partido Democrata, nos Estados Unidos. A congressista do Ohio entrou em cena com um vestido exatamente igual ao que a mulher de Donald Trump, Melania, tinha utilizado dias antes na sua apresentação na Convenção do Partido Republicano. Não foi mera coincidência: foi a resposta ao facto de Malania Trump ter plagiado um discurso feito pela primeira dama Michelle Obama, oito anos antes.
O vestido da estilista Roksanda “Margot” esgotou menos de uma hora depois de ter sido usado em público pela mulher de Donald Trump, mas, pelo vistos, a congressista democrata foi uma das pessoas a conseguir adquirir a peça de vestuário.
Em declarações à NBC, Joyce Beatty culpou o marido pela coincidência, revelando que este lhe comprou o vestido e disse para ela o usar, sem entrar em pormenores. O tema foi um dos mais falados durante a semana nas redes sociais e chamou à atenção dos media norte-americanos pelo ‘plágio de aparência’ que estava a ser cometido em plena Convenção Democrata.
As referências indiretas à mulher do candidato republicano – cujo nome nunca foi proferido – não ficaram por aqui. No seu discurso, a congressista democrata saiu-se com um autoelogio corrosivo, ao afirmar que pelo menos tinha sido ela a escrevê-lo. Já Donald Trump foi diretamente visado, com Joyce Beatty a catalogá-lo como “o candidato mais mal preparado dos tempos modernos”.