Em novembro do ano passado, a dívida pública portuguesa ascendia aos 231,3 mil milhões de euros, de acordo com o divulgado esta segunda-feira, 4, no Boletim Estatístico do Banco de Portugal. Esse valor representa um aumento de 2 000 milhões de euros face o registado no mês anterior.
Segundo o Banco de Portugal, aquele aumento deveu-se a um aumento dos empréstimos de cerca 900 milhões de euros e a “emissões líquidas”, nomeadamente em Obrigações do Tesouro, da ordem dos 1 000 milhões.
Face ao valor registado um ano antes, a dívida pública aumentou 2 por cento. E se formos comparar com o mês homólogo de 2011, verificamos um crescimento de 17,6% – ou seja sofreu um agravamento de 32 622 milhões de euros.
Segundo o Banco de Portugal, o incremento da dívida pública em novembro face a outubro “foi acompanhado por um aumento mais acentuado dos ativos em depósitos (2,5 mil milhões de euros), pelo que a dívida pública líquida de depósitos da administração central registou uma redução de 0,5 mil milhões face ao mês anterior, ascendendo a 213,0 mil milhões de euros no final de novembro de 2015”.