SAIBA MAIS
Os ministros das Finanças da Alemanha, França e Finlândia encontram-se esta noite no Luxemburgo numa reunião que se tem mantido secreta até praticamente ao último minuto. Objeto da discussão vai ser a crise da dívida soberana em Portugal e na Grécia, bem como o Banco Central Europeu.
A notícia surge na sequência de um artigo publicado pela edição eletrónica da revista alemã Der Spiegel e segundo o qual a Grécia estaria a ponderar abandonar o Euro e que a questão iria ser discutida num encontro ultra confidencial dos responsáveis das Finanças dos países da zona Euro. A notícia foi prontamente desmentida pelas instituições europeias e pelo governo grego.
Mas o encontro secreto no Luxemburgo, mais precisamente no Château de Senningen, parece confirmar-se, apesar dos insistentes desmentidos oficiais. E, segundo fontes citadas pelo site do principal diário financeiro germânico, Handelsblatt, e pela agência noticiosa Reuters, a reunião, além de sigilosa, será realizada dentro de um círculo muito restrito. Ou seja, vai incluir apenas um número muito reduzido de figuras de um pequeno número de países do euro.
O Handelsblatt cita mesmo um representante de um país da Eurolândia dizendo que estas reuniões em círculos mais restritos são “normais”: “Todos são iguais, mas uns são mais iguais que outros.”
De acordo com o que a Der Spiegel noticiara horas antes, a situação tensa terá levado a manter esse encontro no mais rigoroso segredo. Só os ministros das Finanças e um colaborador muito próximo poderiam estar presentes.