“Eu sou o experiente viajante do labirinto.
O génio do entusiasmo, o mago do impossível.
O meu brilho é incomparável na sua originalidade.
O meu coração está cheio de magia, poderia lançar uma centena de encantos.
E coloco todos juntos para o meu próprio prazer.
EU SOU o MACACO.”
A história do horóscopo chinês começa com uma lenda muito antiga – e que reza assim.
Buda convidou todos os animais da criação para uma festa de Ano Novo, e a cada um dos animais prometeu uma surpresa. Apenas doze compareceram; a cada um foi atribuído um ano, conforme a hora de chegada: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cão e Porco.
No fim da festa, os animais fizeram o seu juramento solene perante o buda: cada um deles estaria sempre, por um dia e uma noite, pelo mundo, pregando e convertendo, enquanto os outros onze se empenhariam a pratica o bem em silêncio. O Rato inicia sua jornada no primeiro dia da sétima Lua; procura persuadir os nativos do seu signo a praticarem boas ações e a corrigirem os defeitos de seus temperamentos. Os demais bichos fazem o mesmo, sucessivamente, e o Rato reinicia seu trabalho no 13º dia. Graças ao trabalho constante dos animais, o Buda garante uma certa ordem no universo.
Para este 2016, que é o ano do Macaco de Fogo – a assinalar um ciclo de 60 anos – espera-se um período de desafios, mudanças e agitação. Seguirá, dizem-nos os chineses, o lema: “O fogo abrasador Yang encosta em um metal potente (metal Yang).” Ora segundo o Feng Shui, o Fogo Yang representa a força brilhante do Sol, e o Metal Yang, a espada feiticeira. Ou seja: o Sol brilha para os justos. Então é bom seguir os ensinamentos milenares que orientam para que todos sejam bondosos e humildes ao comunicar com os outros seres. Mas que também devemos saber recuar, sempre que for preciso.
Macaco é o signo de quem nasceu nos anos 1920 , 1932, 1944, 1956, 1968, 1980, 1992, 2004, 2016 Diz o horóscopo chinês que são pessoas hábeis, criativas, energéticas, prontas para enfrentar desafios. Seus aliados são pessoas dos signos do Rato, Dragão e Serpente.
2016 será um ano para fazer aliança com o adversário, toda vez em que for impossível vencê-lo. Mas para ganhar um Novo Ano será preciso merecê-lo. Faça sua parte.
Há mais a saber, segundo a tradição chinesa. Este período regido pelo Macaco de Fogo está também associado a muita sorte, a boas oportunidades a quem faz o bem. O Macaco de Fogo é justo e cumpre o que vem traçando na vida das pessoas. Está ainda associado a um forte impulso de ambição, vitórias e ganhos financeiros – mas cuidado: associados a avareza e egoísmo, pode levar as pessoas a guerras várias.
Há ainda notícias específicas para os apaixonados. Parece que o Macaco de Fogo traz a reboque o amor verdadeiro. Mas que rebenta com relacionamentos sem fundamento, feitos de ilusões…