EcoRally Proença-a-Nova é o nome da terceira etapa da competição desportiva que pretende, a par com as corridas, consciencializar o público para a importância de defender o ambiente e de adotar soluções de mobilidade ecológica. Nesta prova, recorde-se, participam apenas veículos BEV (de Battery Electric Vehicle) 100% elétricos, uma competição automobilística com características únicas.
A passagem pelo distrito de Castelo Branco, nesta terceira etapa, tem também um caráter simbólico, como explica o Eng. Paulo Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, em comunicado. “Esta prova, além de passar e passear pelos vários caminhos da natureza, que são o deslumbrar deste concelho, traduz-se também naquilo que é um compromisso nesta transição climática e na sustentabilidade”. Paulo Almeida, responsável pelo CCP, destaca a “crescente adesão a este tipo de provas”.
A PRIO continua a ser o patrocinador principal da competição, disputada na modalidade de regularidade, dando o naming ao campeonato, que conta ainda com o CCP como promotor e com a UVE como parceira, informa o comunicado de imprensa.
As verificações técnicas decorrem no sábado, dia 30 de julho e, pelas 14h15 desse mesmo dia há lugar ao corte de fita que assinala a partida para a primeira etapa. O segundo dia de prova tem início às 10h do dia 31 de julho, com chegada à meta na Praia Fluvial da Aldeia Ruiva.
No sábado, o Auditório do Centro de Ciência Viva de Proença-a-Nova vai servir de palco para uma conferência sobre “As Novas Energias na Competição Automóvel”.
Em setembro, o Campeonato retoma com uma etapa nos Açores, em São Miguel, passa por Lisboa em outubro e termina no Alentejo no mês seguinte, com o apuramento dos campeões nacionais de 2022.
Recorde aqui a cobertura que fizemos das duas primeiras etapas: