Os dados da ACEA (European Automobile Manufacturer’s Association) revelam que há um desequilíbrio na adoção de estruturas de apoio para os carros elétricos, com Holanda, França e Alemanha a concentrarem 70% dos postos de carregamento de VE. Este trio representa apenas 23% da área total da Europa, o que evidencia bem que a distribuição de postos de carregamento não está uniforme ainda.
As diferenças entre o top 5 e os cinco países menos desenvolvidos neste capítulo é significativa: a Holanda, por exemplo, que lidera a lista, tem mais de 66600 postos de carregamento, enquanto no espectro oposto aparece Chipre, com apenas 70 estruturas. França (45751), Alemanha (44538), Itália (13073) e Suécia (10370) são as cinco nações mais evoluídas, enquanto Malta (96), Lituânia (174), Bulgária (194) e Grécia (274) ainda têm um longo caminho a percorrer, noticia o The Next Web. Portugal representa 2,3% do total do volume do continente, mas o número de postos de carregamento representa apenas 1,1% do total disponível na Europa.
A distribuição de postos segue de perto também a diferença de rendimentos nas economias europeias, com as nações mais ricas do Ocidente a estarem mais avançadas, enquanto Europa Central, de Leste e Sul, com nações comparativamente mais pobres a ainda terem de avançar nesta estratégia.
Recorde-se que está em análise uma proposta de lei que visa banir a venda de novos veículos a combustão na Europa a partir de 2035, pelo que estas estruturas terão necessariamente de surgir em maiores números para suprir as necessidades do mercado.