A Porsche anuncia que todos os Taycan produzidos e vendidos até junho deste ano terão de passar pelas suas oficinas para corrigir um problema numa bateria auxiliar que levava a perda de energia em todo o sistema elétrico, levando o carro a desligar-se. A situação foi reportada por condutores dos EUA à National Highway Trafic Safety Administration (NHTSA) que alegaram “perda de força motora enquanto em movimento, em qualquer velocidade e sem aviso prévio”. Seis dos nove veículos envolvidos na investigação das autoridades não voltaram a ligar-se.
A Autoblog explica que este modelo tem uma bateria de iões de lítio de 800 volts e usa uma bateria auxiliar de 12 volts. É neste componente que ocorre uma falta de carga que conduz à desativação de todo o sistema elétrico e que impede a utilização habitual do carro.
Klaus Rechberger, executivo da fabricante automóvel, explica que o problema foi verificado em 130 dos carros analisados pela marca e complementa que não registo de acidentes terem sido provocados por esta falha.
A solução passa então pela recolha de todos os Taycan produzidos e vendidos até junho deste ano, num total potencial de 43 mil unidades. Os carros terão de receber uma atualização de software no local, um processo que pode demorar até uma hora. A Porsche garante ainda que os modelos a ser produzidos e entregues agora já têm a correção implementada.
As autoridades dos EUA solicitaram mais informações ao grupo Volkswagen, ao qual a Porsche pertence, para obter esclarecimentos sobre se este problema poderá afetar outros modelos, como o Audi E-Tron GT ou o RS E-Tron GT, que usam um sistema elétrico semelhante.