Numa cerimónia online, na semana passada, Frédéric Arnault e Detlev Von Platen, responsáveis da TAG Heuer e da Porsche, respetivamente, afirmaram que o novo relógio “é apenas o ponto de partida” de uma parceria que se quer estendida no tempo.
Recorde-se que as casas já fazem caminho juntas há vários anos, com um historial de ligações informais que foram cimentando as relações pessoais dos responsáveis das marcas, mas também um caminho comum na prossecução de motores e relógios inovadores, carismáticos, duráveis e confiáveis.
“A forte amizade entre a nossa marca e a TAG Heuer vem de há décadas e estou muito feliz que estejamos agora a dar o próximo passo na forma de uma parceria estratégica,” salienta Detlev von Platen, membro do Executive Board for Sales and Marketing, da Porsche AG.
Uma das mais icónicas imagens que junta as marcas Heuer (o prefixo surgiria apenas na década de 1980, depois de a empresa suíça ter sido comprada pela TAG) e Porsche é a de Steve McQueen com um fato de corrida que ostentava os dois logotipos, durante a rodagem de Le Mans, em 1970, onde pilotou um Porsche 917. Na ocasião McQueen justificou a opção: “Conduzo o mesmo carro que Jo Siffert e quero usar o mesmo fato que ele.”
Siffert, então piloto da Porsche, tinha assinado um contrato de patrocínio com a Heuer, onde se comprometia a usar o logo da relojoeira no seu carro e no seu fato. “Além disso, poderia comprar os nossos relógios por atacado e revendê-los aos amigos pilotos, conseguindo um lucro substancial. Coisa que fez com grande sucesso, pois no final da temporada de 1969 já metade do mundo da F1 usava relógios TAG Heuer!”, recordou Jack Heuer em 2005, por ocasião da estreia do filme ‘Jo Siffert: Live Fast – Die Young, sobre a vida do desportista.
A relação tornar-se-ia mais séria entre as marcas quando, em conjunto desenvolveram e produziram o motor TAG-Turbo que daria à McLaren a vitória em três títulos mundiais consecutivos de Fórmula 1: com Niki Lauda em 1984, seguido de Alain Prost em 1985 e 1986, recordam as empresas em comunicado.
Recorde-se que em 2019 foi também apresentada a Equipa de Fórmula E TAG Heuer Porsche, que garantiu um honroso segundo lugar na prova de abertura, em Diriyah, na Arábia Saudita.
“Claro que a TAG Heuer e a Porsche têm história e valores comuns, mas mais importante que isso é partilharmos a mesma atitude. Tal como a Porsche, somos disruptores por natureza, sempre em busca de alta performance. Com esta aliança, TAG Heuer e Porsche juntam-se finalmente de forma oficial, após décadas de encontros próximos e irão criar experiências e produtos sem paralelo, para clientes e admiradores apaixonados por ambas as marcas e por aquilo que representam”, resumiu Arnault.
“Juntamos aquilo que os nossos clientes mais apreciam nas duas marcas: um legado autêntico, eventos desportivos emocionantes, experiências de vida únicas e a realização de sonhos. Ambos ambicionamos criar momentos mágicos e únicos para as nossas comunidades. Estamos ansiosos por fazê-lo em conjunto”, atirou em jeito de conclusão Detlev.
O relógio agora apresentado pelas duas marcas tem como base o design do Carrera Sport, da TAG Heuer, com a caraterística escala de taquímetro gravada na luneta, e apresenta um número de funcionalidades inspiradas na essência do design da Porsche.
Na luneta é visível a inscrição “Porsche” e a inconfundível fonte da marca alemã, que foi também utilizada nos índices. O vermelho, preto e cinzento característicos, que também relembram modelos históricos da Heuer, estão presentes por todo o relógio. Através do fundo de caixa transparente, a massa oscilante foi redesenhada em homenagem ao célebre volante da Porsche, e está tão visível quanto as impressões “Porsche” e “TAG Heuer”. O cinzento asfalto do mostrador, especialmente criado para este relógio, representa a paixão pela estrada, enquanto numerais árabes fazem lembrar os números nas consolas dos carros desportivos da Porsche.
Disponível com uma macia bracelete em pele, cozida à mão, que retrata os interiores de um Porsche, ou com uma pulseira em aço que reflete o design desportivo. No centro desta peça está o Calibre Heuer 02, movimento criado in-house, com uma reserva de marcha para 80 horas.
Sendo um relógio de edição especial, tem um packaging feito à medida, condizente em cores e em estilo com o relógio no seu interior. O estojo preto contém os logotipos da TAG Heuer e da Porsche a branco, e traz ainda uma bolsa de viagem com o vermelho inconfundível da Porsche no interior.
Em Portugal, o novo modelo está já disponível no El Corte Ingles (Lisboa), Machado Joalheiro (Porto), Marcolino (Porto) ou Torres Joalheiros (Lisboa – Avenida da Liberdade).