E, aos 75 anos, Pedro Almodóvar fez o seu primeiro filme norte-americano… Talvez este seja o maior motivo de espanto. Ao longo da sua profícua carreira, não terão certamente faltado oportunidades para escalar as colinas de Hollywood.
Mas Almodóvar foi mantendo a sua identidade, tornando o seu nome em adjetivo para caracterizar um cinema que reflete a natureza humana, mas também uma certa espanholidade. Tal não o impediu de receber elevado reconhecimento internacional e vários prémios, incluindo Oscars. Ironicamente, Almodóvar fez um filme em língua inglesa numa altura em que Hollywood absorve com mais facilidade a latinidade e até culturas mais distantes.
Este passo de Almodóvar terá que ver, certamente, com a experiência que teve anteriormente com Tilda Swinton na curta A Voz Humana, a partir de Cocteau. Descreva-se como um enamoramento do realizador pela atriz.
O Quarto ao Lado ganhou o Leão de Ouro em Veneza e deve entrar na corrida aos Oscars em 2025
Mas não será apenas isso. Tal como aconteceu com Like Someone in Love (2012), o filme japonês de Abbas Kiarostami, Almodóvar não se limita a escrever um guião em que as personagens falam inglês em vez de castelhano.
O Quarto ao Lado é um verdadeiro filme norte-americano, pensado em língua inglesa e com as suas referências culturais. Trocam-se as cores vivas e audazes de Picasso pela imensa nostalgia colorida de Hopper; a movida e o folclore espanhol pela profundidade existencialista e poética de James Joyce. Tudo isto sem deixar de ser Almodóvar.
Em O Quarto ao Lado, o realizador espanhol construiu um clássico anglo-saxónico. Optou por uma estrutura simples, desconstruída, entregando a quase totalidade do filme a duas atrizes (o papel de Turturro é mínimo): Tilda Swinton e Julianne Moore, duas grandes atrizes a interpretar grandes papéis.
O filme abre espaço para o debate sobre a eutanásia e a legalização da morte assistida, que tem sido tema recorrente nas democracias ocidentais. Contudo, este é um tema subsidiário. Do que O Quarto ao Lado nos fala é do mais universal dos temas da arte: a morte e a forma como lidamos com ela.
O Quarto ao Lado > De Pedro Almodóvar, com Tilda Swinton, Julianne Moore, John Turturro > 107 min