Pelo 17º ano consecutivo, a ANIMAR oferece um programa de exposições, ateliers e filmes à volta do cinema de animação de autor, a pensar em crianças e jovens, dos 3 aos 18 anos. Partindo de sete das mais recentes curtas-metragens produzidas pelo portuense BAP – Animation Studio e premiadas a nível internacional, a festa abre com uma exposição na Solar – Galeria de Arte Cinemática onde se apresentam sete instalações que podem ser vistas a partir deste sábado, 5. “É uma mostra coletiva dedicada a celebrar as obras do Estúdio BAP, um projeto da produtora Bando À Parte, cuja energia é vital para a animação no Porto”, diz Mário Micaelo, um dos diretores do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, cuja equipa assume também a organização da ANIMAR.
Laura Gonçalves, Alexandra Ramires, David Doutel, Vasco Sá, Vitor Hugo Rocha e Alexandre Boher Siqueira reúnem-se neste coletivo de realizadores e animadores para mostrar que, também em Portugal, “o cinema de animação de autor pode continuar a crescer.” Na Solar encontram-se dispositivos interativos e divertidos, construções com materiais diversos, peças de mobiliário, instrumentos sonoros, utensílios e ferramentas, que permitem ao público observar os processos e as técnicas usadas na produção de cada história.
Integram esta coletiva os filmes Fuligem e Agouro, ambos da dupla David Doutel e Vasco Sá, Água Mole, de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves, Das Gavetas Nascem Sons, de Vitor Hugo Rocha, Homem do Lixo, de Laura Gonçalves, Elo, de Alexandra Ramires, e Purpleboy, de Alexandre Siqueira. Na sala de projeção, além da exibição contínua de um conjunto de trailers de filmes produzidos entre 2014 e 2022, e de um zootrópio gigante com curtas-metragens da BAP, haverá ateliers em complemento às visitas guiadas.
De carácter educativo e pedagógico, a ANIMAR inclui sessões de cinema para as escolas, com mais de duas dezenas de filmes, reunidos em blocos de acordo com os diversos escalões etários, e duas oficinas dedicadas a brinquedos óticos e de iniciação às técnicas do cinema de animação, sensibilizando o público mais jovem para a arte cinematográfica, através do princípio de aprender a brincar.
Paralelamente, neste sábado, 5, às 16h30, no Teatro Municipal de Vila do Conde, decorrerá a exibição de Cantar! 2, filme com argumento escrito por Garth Jennings, e realizado em conjunto com Christophe Lourdelet. Uma divertida animação em que os animais usam os talentos para salvar uma sala de espetáculos, com música original dos U2. “A ANIMAR é um momento de viragem, para sair do ambiente de reclusão, aproveitar o momento e virar a página”, afirma Mário Micaelo.
ANIMAR 17 > Solar – Galeria de Arte Cinemática, R. do Lidador, Vila do Conde > T. 252 648 226 > 5 mar-4 jun, seg-sáb 14h-18h