A pandemia impediu que a música enchesse o Parque da Bela Vista durante os meses de maio e junho dos últimos dois anos. Mas não fez com que a equipa do Rock in Rio baixasse os braços na sua missão de criar um impacto positivo na sociedade através do diálogo e do desenvolvimento interpessoal.
Num tempo em que se exigem respostas coordenadas e ponderadas para fazer face aos desafios do pós-Covid, o Rock in Rio Humanorama herda o espírito da Innovation Week e traz, a partir do dia 14 de setembro, um ciclo de conversas online entre diversas personalidades, nacionais e estrangeiras. Ao longo de quatro dias, em três palcos gratuitos, músicos, escritores e empresários vão debater e aprofundar as múltiplas capacidades e facetas do ser humano, num total de mais de 80 horas de conteúdo em direto e em diferido, promovidas por mais de 250 dinamizadores.
Logo a abrir o festival, a 14 de setembro, a escritora brasileira Cris Guerra junta-se ao epidemiologista Alexandre Kalache no palco Somos, para explorar as potencialidades da amizade como antídoto para o envelhecimento humano. Ainda neste canal– que explorará, ao longo dos quatro dias, temas como a cidadania ativa e a economia sustentável –, especialistas do tecido empresarial, como o orador norte-americano Tim Leberecht (que se debruça habitualmente sobre os temas da liderança e da consultoria) e o diretor de recursos humanos da Galp, Paulo Pisano, vão estar à conversa sobre os prós e os contras da progressiva humanização do mundo dos negócios.
Já no palco Nós vai falar-se de relações interpessoais e de interajuda, com destaque para o tema da solidariedade. No dia 15, o papel da responsabilidade social, num mundo em que as diferenças se tornam a cada dia mais acutilantes, vai ser discutido numa mesa redonda online que contará com a cantora brasileira Luiza Boê.
Por último, no palco Sou, o foco estará no indivíduo e na importância da sua realização pessoal num mundo de desafios e mudanças constantes. No dia 15, o músico Gabriel, O Pensador e a budista Monja Coen vão explorar as diferentes formas de preservar o bem-estar físico e psicológico. Ainda neste palco do festival, o especialista em comunicação Gilberto Scofield junta-se em conversa a Michelle Aisenberg (jornalista) e a Anderson Meneses (especialista na área financeira) para aprofundar o tema das notícias falsas e as consequências do crescimento deste fenómeno.
Além do programa principal entre 14 e 17 de setembro – cujo cartaz será divulgado na íntegra nas próximas semanas e que conta, entretanto, com Capicua, Sam The Kid, Marisa Liz e Gilberto Gil –, está já disponível, no site do festival, um conjunto de conteúdos. Em destaque, o podcast de conversas inéditas HumanoramaCast (11 episódios) e o teste de personalidade Humanorama Quizz, que, através de uma abordagem leve e divertida, nos dá um diagnóstico do impacto que deixamos, enquanto humanos, em todos aqueles que nos rodeiam.
Para participar e assistir a todas as atividades do Humanorama – que irão decorrer, em simultâneo, em Portugal e no Brasil –, é necessária inscrição prévia, através de um formulário já disponível na plataforma do festival e sem custos associados.
Rock in Rio Humanorama > 14-17 set > Informações e transmissão online em rockinriohumanorama.com