Na 41ª edição, o Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto desce à Ribeira e acomoda-se no Hard Club, já a partir desta segunda-feira, 26, e até 4 de maio. Sem abdicar do formato presencial, ajustou-se o programa e limitaram-se os lugares para cumprir as regras de distanciamento. Na abertura oficial exibe-se Morte em Veneza, estreado há 50 anos, um dos últimos filmes realizados por Luchino Visconti (do mesmo realizador também será exibido O Leopardo). Já o encerramento acontecerá com um filme de 2020: No Man’s Land, de Conor Allyn, com interpretações de Frank Grillo e Andie MacDowell.
Na secção oficial de cinema fantástico, destaque para, entre outros, Post Mortem, do húngaro Péter Bergendy, O Cemitério das Almas Perdidas, do brasileiro Rodrigo Aragão, e Ten Minutes to Midnight, de Erik Bloomquist. Além da competição de curtas-metragens, o festival terá as habituais secções Orient Express e Semana dos Realizadores, onde se irá projetar Preparations to be Together for an Unknown Period of Time, de Lili Horvát, Dinner in America, de Adam Rehmeier, e In The Quarry, de Rafael e Bernardo Antonaccio.
A concorrer ao prémio de Melhor Longa-Metragem Portuguesa estarão Toponímia – As Memórias do Porto, de António Pinto, A Mulher sem Corpo, de António Borges Correia, e 40 Anos de Fantasporto, de Isabel Pina. Nos clássicos, haverá ainda lugar para O Leopardo, de Visconti, e Clube de Combate, de David Fincher. Uma outra sala, a mesma identidade deste já clássico festival de cinema.
Fantasporto > Hard Club, Mercado Ferreira Borges, R. Ferreira Borges, Porto > 26-30 abr, seg-sex, 3-4 mai, seg-ter > €5 > fantasporto.com/pt-pt