Não se assumem como um grupo musical, mas também o são. Não é propriamente um concerto, mas toca-se e canta-se, ao mesmo tempo que se fala, come e bebe vinho, como num encontro de amigos. São assim as sessões da Rua das Pretas, organizadas pelo músico brasileiro Pierre Aderne e que em poucos anos se tornaram uma referência da movida cultural lisboeta – primeiro em sua casa, na Rua das Pretas, onde vivia quando se mudou do Rio de Janeiro para a capital portuguesa, depois num palacete do Príncipe Real, entretanto transformado numa espécie de sede do projeto e agora, pela segunda vez, no Coliseu dos Recreios, numa ocasião muito especial, que marca a reabertura da sala lisboeta em Dia de Santo António. “Já tínhamos feito uma sessão no coliseu, em que transformámos o palco numa espécie de sala de estar alargada para 360 pessoas, mas agora vão ser ainda menos: cerca de 150 pessoas, dependendo do número final de bilhetes vendidos”, diz o músico à VISÃO.
Pierre Aderne começou a fazer estes encontros em casa apenas “por sentir saudades dos saraus musicais que fazia com os amigos no Rio de Janeiro”. Pela casa da Rua das Pretas passaram já Caetano Veloso, Gilberto Gil, Carminho ou Camané, e muitos outros, famosos ou anónimos, em animados encontros das mais diversas geografias musicais – morna, funaná, samba, bossa nova ou fado cruzam-se, ali, de forma natural. Nesta noite, além dos seis músicos habituais, há dois convidados: Maria João e Tito Paris.
Neste sábado, 13, todos os espectadores serão recebidos à porta pelos organizadores, sendo depois encaminhados para lugares marcados no palco do coliseu (de acordo com as regras da DGS). Cada pessoa receberá à entrada um copo de vinho com o seu nome, para poder beber em segurança os vinhos selecionados pelos “wine roommates“ da Rua das Pretas. Sendo as entradas tão limitadas, há a possibilidade de adquirir um bilhete virtual que inclui uma garrafa de vinho e uma senha de acesso para a sala privada da Rua das Pretas na plataforma virtual Zoom, onde o concerto será transmitido.
Rua das Pretas > Coliseu dos Recreios > R. Portas de Santo Antão, 96, Lisboa > T. 21 324 0580 > 13 jun, sáb 21h30 > €45