PJ Harvey quis construir um disco com estilhaços do mundo e fez questão de recolhê-los in loco. O filme do fotógrafo irlandês Seamus Murphy testemunha esse ousado processo. Não se trata, pois, de um documentário biográfico da cantora inglesa, antes um olhar completo sobre a construção do seu álbum The Hope Six Demolition Project (2016), desde a pesquisa até ao processo de gravação. Aliás, a estrutura agilmente montada dá-nos precisamente esse contraponto: a primeira inspiração tirada das viagens e a canção resultante em estúdio.
Para o efeito, a música e o fotógrafo viajaram por terras distantes e diversas, recolhendo elementos para o disco, passando por sítios bem marcantes, como o Afeganistão, o Paquistão, o Kosovo ou, em contraponto, as comunidades negras e evangélicas dos arredores de Washington. Aliás, nota-se um especial interesse pela religião, enquanto fonte melódica e espiritual, independentemente do contexto.
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Acresce, ainda, que o álbum, ousado no método, também teve a mesma ousadia no conceito de produção. Construiu-se de propósito um estúdio, em Inglaterra, com uma parede de vidro que permitiu que um público selecionado fosse assistindo às gravações (sem que os músicos os pudessem ver nem ouvir). Tudo isto são elementos cénicos que alimentam o filme, que curiosamente acaba por ser a primeira experiência de realização de Seamus Murphy, reputado fotógrafo (conhecido, sobretudo, pelas suas séries feitas no Afeganistão).
PJ Harvey: A Dog Called Money > De Seamus Murphy, documentário, 94 min