Comecemos pelas novidades (e são muitas). Este ano, a Casa da Música não fecha a porta aos concertos durante o mês de agosto, a pensar no “fluxo de turistas na cidade”, o Bar dos Artistas renovou-se e passa a Café Casa da Música e os espetáculos agendados para os próximos meses saem do Porto para Matosinhos, Maia, Guimarães, Vila Real e Régua. Os números para os próximos meses são reveladores: “Teremos 110 concertos, 60 com entrada livre e a expetativa de alcançar 100 a 120 mil pessoas”, dizia, há dias, António Jorge Pacheco, o diretor artístico da Casa da Música durante a apresentação do programa Verão na Casa.
O novo Café Casa da Música, antigo Bar dos Artistas, abre renovado esta quarta, 1, com os sets da Dj Sininho, no mesmo dia em que fica pronta a esplanada/palco que dá para o exterior do edifício de Rem Koolhaas e onde se espera que aconteçam muitos dos concertos agendados para os próximos meses, com entrada gratuita. A gestão do espaço de restauração ficará a cargo da equipa do chefe Artur Gomes, que gere o restaurante situado no 7º piso.
Espreitemos a agenda. Sérgio Godinho junta-se, pela primeira vez, à Orquestra de Jazz de Matosinhos (19 Jun), num concerto inédito – com novas roupagens de temas como Com um Brilhozinho nos Olhos ou Liberdade – que tem estado a motivar muita procura nas bilheteiras.
Em Ano Rússia, a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música continuará a surpreender com várias obras: as Serenatas, de Brahms e Mozart (3 Jun), O Carteiro de Mozart (5 jun), o Cântico ao Sol, de Sofia Gubaidulina, a compositora russa mais aclamada da atualidade (12 jun), A Última Sinfonia, de Prokofieff (18 jun). Inclui ainda uma estreia de encomenda da Casa da Música a António Breitenfeld Sá-Dantas, compositor em residência 2016, ou O Concerto de Suggia (1 jul).
Além disso, a Sinfónica volta a juntar-se ao neto de Prokofieff, Gabriel Prokofiev, que regressa à Casa da Música, depois de aqui ter estado em abril, com a estreia mundial de um Novo Concerto para gira-discos e orquestra, acompanhado, uma vez mais, pelo Dj Switch (29 jul). O agrupamento sinfónico volta a sair da Casa este verão: atua, ao ar livre, na praça exterior do centro comercial Arrábida Shopping (25 jun), na Maia (30 jul) e na Avenida dos Aliados, no Porto (10 set), num concerto que encerra esta temporada.
Mas não é tudo: o espetáculo Romani versão 2.0, estreado na Casa da Música, no ano passado, invade a Praça Guilhermina Suggia, em Matosinhos (18 jun), a Orquestra Barroca evoca A Corte de Catarina, a Grande (26 jun) e a sala Suggia recebe, pela primeira vez, a Orquestra de Balalaicas Ossipov, formada por 80 músicos que tocam diferentes tipos de balalaicas (15 jul). Muito aguardado está a ser ainda o concerto do irlandês Damien Rice (12 jul) e o concerto que vai juntar a Orquestra de Jazz de Matosinhos a um convidado cujo nome ainda não foi revelado (9 set) na Avenida dos Aliados.
Antes, na noite de São João, 23 de junho, a Casa da Música entra no espírito da festa com a Banda Sinfónica Portuguesa e o Dj Rodrigo Affreixo, e, no dia 25, com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, dirigida pela maestrina Joana Carneiro. Se a tudo isto juntarmos as visitas guiadas diárias ao edifício (em português, às 11h, 14h30 e 18h) imaginamos um verão com casa cheia.
Casa da Música > Av. da Boavista, 604, Porto > T. 22 012 0220