Quem diria que António Victorino d’Almeida teria tanto gozo no desenho? Será, claro, uma faceta menos visível do maestro e compositor, com 76 anos, aquela que o Fórum Cultural de Vila Nova Cerveira dá a conhecer a partir deste sábado, 30, bem perto da praia de Moledo onde Victorino d’Almeida se sente em casa. A exposição Storyboard, com mais de 80 desenhos, é divertida e, por vezes, irónica à imagem do seu autor. São “temáticas e situações relacionadas com o absurdo” que remontam à sua infância e juventude. Cada desenho, a preto e branco, é acompanhado por deliciosas e bem-humoradas legendas como estas que se seguem.
“Espero que vossas excelências não se oponham a que o meu tio Gregório introduza o supositório ali atrás do canapé.”
“Tê-la-ia cumprimentado se este cavalheiro robusto não mantivesse ostensivamente uma nádega em cima da minha mão direita.”
“Ou vossa excelência, minha senhora, me devolve o meu lenço, ou ver-me-ei coagido a introduzir-lhe a mão no seio.”
A par da exposição inédita de desenhos de Victorino d’Almeida, o Fórum Cultural inaugura uma outra mostra de pintura, onde 14 artistas recordam a obra de Eugénio de Andrade. A mostra Cumplicidades sobre um Corpo, diz o responsável pela exposição, António Oliveira, lembra-nos que “a poesia é uma pintura que fala, ou se quisermos uma linguagem que pinta”. José Rodrigues, Artur Moreira, Emerenciano, Alberto Péssimo, Rosinhas e Evelina Oliveira são alguns dos artistas que lembram o escritor falecido em 2005.
Fórum Cultural de Cerveira > Av. das Comunidades Portuguesas, Vila Nova de Cerveira > T. 251 794 057 > 30 abr-21 mai > ter-sex 15h-19h, sáb 10h-13h, 15h-19h > grátis