O sucesso de Feud: Bette and Joan, sobre a rivalidade entre Bette Davis e Joan Crawford (ganhou dois prémios Emmys), cria expetativas para os oito episódios de Feud: Capote vs. The Swans, a nova temporada da série antológica criada por Ryan Murphy.
Num elenco recheado de estrelas, o ator Tom Hollander (vencedor de um Bafta por O Gerente da Noite) veste a pele do escritor Truman Capote, enquanto as atrizes Naomi Watts (Babe Paley), Chloë Sevigny (C.Z. Guest), Calista Flockhart (Lee Radziwill), Diane Lane (Slim Keith), Demi Moore (Ann Woodward) e Molly Ringwald (Joanne Carson) são os “cisnes”, o grupo de mulheres da alta sociedade nova-iorquina que se sentiu traído por Capote após a publicação de La Côte Basque, 1965, na revista Esquire, em novembro de 1975. O artigo que servia de amostra ao que seria a próxima obra de Capote, caiu como uma bomba, revelando ao mundo os escândalos e segredos mais íntimos destas mulheres ricas e glamorosas que definiram as décadas de 60 e 70 do século passado na alta sociedade de Nova Iorque.
É esta a base deste drama com muita traição e escândalo à mistura, uma história escrita por Jon Robin Baitz a partir do best-seller Capote’s Women: A True Story of Love, Betrayal, and a Swan Song for an Era, de Laurence Leamer.
Dirigida por Gus Van Sant, Max Winkler e Jennifer Lynch, a minissérie desenvolve-se com avanços e recuos no tempo. Truman Capote tinha travado amizade com este círculo de mulheres, das quais se tornou confidente, e foi com surpresa que viram o escritor traí-las neste pedaço de texto ficcionado onde descrevia as suas vidas. O escândalo destruiu a sua relação com os “cisnes” e baniu-o da alta sociedade que ele tanto amava, iniciando-se, assim, a espiral de autodestruição da qual Capote nunca recuperaria.
Feud: Capote vs. The Swans > HBO Max > Estreia 7 fev, qua (2 episódios) > 8 episódios, um novo a cada quarta