Anthony Bourdain não queria saber do que lhe aconteceria depois de morrer. Dado como morto bastava para o apresentador, que nos deu horas e horas de televisão em viagens gastronómicas pelo mundo e raramente se coibia de dizer o que pensava. Assim acontece na abertura de O Eterno Viajante, que prossegue depois ao som de Roadrunner, música de 1976 dos The Modern Lovers.
O documentário de Morgan Neville, agora chegado à Netflix, vai direto ao restaurante Les Halles, em Nova Iorque, e ao momento que catapultou um cozinheiro sem grandes artes culinárias para a fama. Falamos do lançamento de Cozinha Confidencial, em 2000, uma coleção de memórias reunidas a partir da sua experiência, escritas sem papas na língua, e tornada best-seller mundial. A Cook’s Tour, livro e programa que passou por Portugal, faria de Anthony Bourdain uma estrela da televisão.
No filme, além de testemunhos de quem lhe estava próximo (amigos, produtores, equipa de filmagens, a sua segunda mulher, Ottavia Busia…), o realizador recorreu a imagens de arquivo, combinando cenas de episódios dos seus programas (Sem Reservas e Parts Unknown) com outras de bastidores, reportagens e momentos em família.
Também ouvimos a voz de Bourdain – uma voz que Morgan Neville admitiu (aquando da estreia do documentário, em 2021) ter recriado através de Inteligência Artificial, permitindo-lhe complementar o filme com frases que Bourdain deixou escritas.
A notícia do suicídio de Anthony Bourdain num vilarejo francês da Alsácia, no dia 8 de junho de 2018, apanhou a maioria de surpresa. Tony, como era conhecido na família e no círculo de amigos, tinha 61 anos.
O documentário propõe-se dar a conhecer alguém curioso pelo mundo e com talento para as palavras, ao invés de apontar pistas para o sucedido, embora a narrativa acabe por seguir esse caminho – a atriz italiana Asia Argento, com quem Bourdain mantinha uma relação na altura, não sai bonita na fotografia. Cada um guardará para si as melhores recordações.
Anthony Bourdain: O Eterno Viajante > De Morgan Neville > 119 min > Netflix