Após quatro anos seguidos à frente do programa 5 Para a Meia-Noite, Filomena Cautela quis fazer uma pausa para depois avançar para um projeto próprio de infotainment, em que junta humor e informação.
Programa Cautelar estreia-se neste sábado, 5, às 21 horas, na RTP1 e conta com uma equipa de jornalistas e guionistas, composta por Ana Ribeiro, Arlindo Costa, Maria João Cruz, Mariana Garcia, Marisa Feio, Pedro Durão, Susana Romana, Tiago Carrasco e Tiago Palma, cuja missão é descobrir a verdade sobre temas tão diversos como a desinformação online, “a maior epidemia do século XXI”, a guerra das audiências televisivas e “como isso interfere nas nossas vidas” ou o racismo, “dando voz num sábado à noite a quem nunca se fez ouvir”. “Na época em que vivemos não há profissão de maior importância do que o jornalismo; os jornalistas são os últimos arautos da verdade e da liberdade”, diz Filomena Cautela, em entrevista à VISÃO. “Não quero influenciar nada nem ninguém, quero que as pessoas se sintam interessadas e queiram descobrir mais sobre o que acabaram de ouvir”, acrescenta.
Mesmo não sendo jornalista, a atriz de formação promete que quer ser imparcial. “Neste programa fui muitíssimas vezes confrontada com factos que iam totalmente contra tudo o que acreditava e que achava ser a verdade”, conta. “Na desinformação online, por exemplo, aprendi o caminho que uma suposta notícia faz até chegar a nós e é muito surpreendente; o escrutínio a que uma informação tem de se sujeitar para chegar a uma publicação credível, em detrimento de milhares de canais online, fez-me valorizar muito publicações que conseguiram sobreviver à transição digital e a esta forma de receber informações no telemóvel. Saber o que é verdade ou o que é mentira está na génese de todas as nossas opiniões.” Para já, a primeira temporada de Programa Cautelar terá seis episódios temáticos.
Programa Cautelar > Estreia 5 jun, sáb 21h > RTP1